O cálculo é feito pelo Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão Europeia e o fundo governamental ucraniano. O setor da habitação é responsável por cerca de 80 mil milhões de euros, seguindo-se os transportes (74,4 mil milhões de euros), e a energia e a mineração (64,9 mil milhões de euros).
O Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Comissão Europeia e o fundo governamental ucraniano, apresentaram um estudo em que calculam que a Ucrânia precisaria de 524 mil milhões de dólares (500 mil milhões de euros) para reconstruir a sua economia na sequência dos estragos provocados pela guerra contra a Rússia. Trata-se de uma subida de 7% face à última estimativa que se saldou em 486 mil milhões de dólares (463 mil milhões de euros).
As entidades participantes no estudo sublinham que o governo ucraniano tem uma verba de 7,3 mil milhões de dólares (6,9 mil milhões de euros), para 2025, que tem como objetivo dar resposta a necessidades provocadas por estragos da guerra, mas que ainda existem necessidade de angariar quase mais 10 mil milhões de dólares (9,5 mil milhões de euros).
A agência noticiosa
Reuters refere que a última avaliação, de fevereiro de 2024, também referia que os estragos diretos provocados por ataques russos subiram de 152 para 176 mil milhões de dólares (145,1 para 168 mil milhões de euros).
“Cerca de 13% do stock habitacional da Ucrânia tem danos ou foi destruído, afetando mais de 2,5 milhões de habitações. Existe um aumento de 70% ao nível de ativos danificados ou destruídos na área energética. O setor da habitação é responsável por cerca de 84 mil milhões de dólares (80 mil milhões de euros) das necessidades no longo prazo, seguido pelos transportes com 78 mil milhões de dólares (74,4 mil milhões de euros), a energia e a mineração com 68 mil milhões de dólares (64,9 mil milhões de euros), o comércio e a indústria com 64 mil milhões de dólares (61,1 mil milhões de euros), e a agricultura com 55 mil milhões de dólares (52,5 mil milhões de euros). O custo da remoção dos estragos e a sua gestão devem atingir os 13 mil milhões de dólares (12,4 mil milhões de euros)”, calcula o estudo sobre o montante necessário para reconstruir a economia ucraniana.