[weglot_switcher]

Portugal e Angola celebram onze “novos instrumentos” de cooperação

Naquele que é o último dia da visita oficial de Marcelo Rebelo de Sousa a Angola, os governos de Portugal e Angola anunciaram, num comunicado conjunto, “onze novos instrumentos da cooperação entre os dois países em múltiplos domínios”, fez saber o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Mário Cruz/Lusa
9 Março 2019, 15h38

Por ocasião da visita do Presidente da República a Angola, destacam-se os novos protocolos de cooperação firmados entre o Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado de Angola com o Ministérios da Administração Interna (MAI), “no domínio da Administração local”, e entre o Ministério do Interior angolano e MAI, “em matéria de segurança e ordem interna”.

Portugal e Angola também assinaram memorandos de entendimento “no domínio da atividade marítima e portuária” e no “domínio da educação, com as respetivas tutelas.

Um outro memorando de entendimento, que se destaca no comunicado conjunto de ambos os Estados, é o que expõe o acordo entre o Ministério das Relações Exteriores de Angola e o do Ministério dos Negócios Estrangeiros para a “capacitação de funcionários técnicos e diplomáticos”.

O último dos onze novos instrumentos de dinamização e cooperação anunciados, consiste num protocolo de colaboração entre o IGAPE – Instituto de Gestão de Ativos e Participações do Estado -, tutelado pelas Finanças angolanas, e a Parpública, a sociedade gestora de participações públicas do Estado português, tutelada pela pasta de Mário Centeno.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.