[weglot_switcher]

Família Jensen de Leite Faria é a 24.ª mais rica de Portugal

Através da sua holding Cadena- Sociedade Gestora de Participações Sociais, a família detém 31% do Grupo Nors, do qual faz parte a AutoSueco, empresa fundada por Ingvar Poppe Jensen.
26 Fevereiro 2025, 07h00

A família Jensen de Leite Faria, liderada por José, Filipe e Pedro, descendentes de Ingvar Poppe Jensen, é a 24.ª mais rica de Portugal, segundo o ranking da Forbes. De acordo com a revista, a família tem um património avaliado em 577 milhões de euros.

Através da sua holding Cadena- Sociedade Gestora de Participações Sociais, a família detém 31% do Grupo Nors, do qual faz parte a AutoSueco, empresa fundada por Ingvar Poppe Jensen.

O Grupo Nors foi criado em 1933, quando Luiz Óscar Jervell se tornou o representante da Volvo em Portugal. Em 1949, a AutoSueco, pelas mãos de Ingvar, torna-se um negócio autonomizado e inicia-se o processo de expansão em Portugal, com a AutoSueco Coimbra.

Em 1991, a empresa dá o primeiro passo na internacionalização, com a atividade Volvo, instalando-se na República de Angola. Já em 1999 entra em Espanha, com a aquisição da Volmoquinaria de Constucción España.

Em 2003, o grupo AutoSueco adquire o grupo Civiparts, para a comercialização de peças multimarca para veículos pesados. Já em 2004, chega aos Estados Unidos e em 2010 ao mercado turco.

Depois de ultrapassar a fasquia dos mil milhões de euros, em 2012, a AutoSueco Coimbra passa a designar-se Grupo Ascendum. Em 2013, o grupo dá outro grande passo. Depois de marcar presença em quatro continentes e em 24 mercados, passa a ter uma nova entidade, Grupo Nors.

Este grupo é detido em parceria com a família Jervell e é liderado por Tomás Jervell, que está no grupo desde o ano 2000. Já José Jensen de Leite Faria é membro da comissão executiva e CCO do grupo, tendo sido admitido em 1998.

Para além dos investimentos que a sua holding detém, a família Jensen tem também sociedades imobiliárias.

No ano passado, a família já tinha entrado no ranking, tendo caído uma posição face a 2023, ano em que o seu património estava avaliado em 529 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.