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SATU de Isaltino Morais está de volta e com investimento de 100 milhões

O Sistema Autónomo de Transporte Urbano (SATU) está de volta, mas numa modalidade diferente: a nova versão vai ser em metrobus ou Bus Rapid Transit (BRT), isto é, autocarros elétricos em faixa exclusiva.
28 Fevereiro 2025, 07h55

O metro autónomo de Oeiras, mais conhecido por SATU, deverá ganhar uma nova vida com um investimento de 100 milhões de euros que permitirá entrar de novo em operação no final de 2028 em modo de metrobus. A notícia é avançada esta sexta-feira na edição de fim-de-semana do JE.

Oeiras tem um problema de mobilidade. É o único concelho da grande Lisboa que recebe diariamente tantas pessoas como as que se deslocam para fora: saem 60 mil e entram 50 mil.

É neste cenário que surge o regresso do SATU que nasceu em 2004 com o objetivo de ligar as linhas de Cascais e de Sintra. Mas dos 11 km de extensão e 16 estações previstas, apenas surgiu 1 km de linha e 3 estações. O metro autónomo de Oeiras acabou por parar de vez em 2015. Mas o Sistema Autónomo de Transporte Urbano (SATU) está de volta, mas numa modalidade diferente: a nova versão vai ser em metrobus ou Bus Rapid Transit (BRT), isto é, autocarros elétricos em faixa exclusiva.

O investimento previsto é de 100 milhões de euros para entrar em operação no final de 2028.

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