[weglot_switcher]

Inflação nos EUA recua mais do que o esperado para 2,8% em fevereiro

As pressões inflacionistas estão a aliviar mais rapidamente do que se esperava, com o indicador homólogo e em cadeia a contrair para lá do que indicavam os analistas.
EUA
10 – Estados Unidos
12 Março 2025, 13h06

A inflação na economia norte-americana desacelerou em fevereiro para um aumento homólogo de 2,8% (abaixo da expetativa de 2,9% e do acréscimo de 3% em janeiro).

Os dados do índice de preços no consumidor indicam ainda que o indicador subjacente subiu 3,1% (inferior 3,2% esperado e aos 3,3% registados em janeiro).

Em comparação com o mês anterior, a inflação aumentou 0,2% em fevereiro (menos do que os 0,3% que estavam a ser antecipados e os 0,4% registados um mês antes).

Em causa está uma redução das pressões inflacionistas mais acentuada do que o esperado, que forma um incentivo para a Fed cortar nas taxas de juro de referência mais cedo. De resto, os mercados estão a reagir em alta, com os futuros do S&P 500 e dos Nasdaq 100 a subirem mais de 1%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.