[weglot_switcher]

Preços das casas sobem 13,6% e registam maior aumento desde setembro de 2023

Este crescimento verificou-se nos últimos 12 meses, sendo que a nível mensal os preços das casas subiram 2,1% em fevereiro, quando comparado com janeiro, segundo os dados revelados pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.
18 Março 2025, 07h00

É mais um sinal de alerta para quem procura comprar casa em Portugal. Nos últimos 12 meses, os preços da habitação registaram uma subida de 13,6%, sendo este o maior aumento homólogo desde setembro de 2023, segundo os dados revelados pelo Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário esta terça-feira.

A nível mensal, os preços das casas subiram 2,1% em fevereiro, quando comparados com janeiro, tendo o número de transações entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025 aumentado 2,9%, correspondendo a um total de 42.365 fogos, em relação às 41.150 transações estimadas entre setembro e novembro de 2024, de acordo com o Sistema de Informação Residencial (SIR) da Confidencial Imobiliário.

Deste volume total, 13% dizem respeito à construção de habitação nova e os restantes 87% ao segmento de casas usadas, tendo o preço médio de venda das casas atingido os 2.634 euros/m², fixando-se nos 3.759 euros/m² para habitação nova e nos 2.747 euros/m² em imóveis usados.

Recorde-se que os dados da Confidencial Imobiliário haviam indicado um aumento de 11% em 2024, ficando ligeiramente abaixo dos 11,8% verificados no ano anterior, tendo o preço médio se fixado nos 2.573 euros/m².

As projeções da Confidencial Imobiliário apontam para um total de 148.434 casas vendidas no último ano, o que significa um crescimento de 13,1% face ao acumulado de 2023.

Também no passado mês de fevereiro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) observou que Portugal registou um aumento de 58% no preço das casas desde 2015, sendo a maior subida entre os países da OCDE.

A falta de oferta associada ao crescimento de estrangeiros ricos a mudarem-se para o país foi apontada pela OCDE como um dos principais fatores para este crescimento expressivo.

Recorde-se que também o Eurostat, no final de 2024, revelou que os preços das casas em Portugal dispararam 105,8% entre 2015 e 2023, sendo o quarto país da análise do órgão estatístico europeu em que os preços mais cresceram no período em análise.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.