Apesar de estar ‘escondido’ atrás de gigantes como Facebook, Instagram e Twitter, o MySpace ainda segue firme no mercado das redes sociais. Apesar de tudo, ainda não está tão ‘fora dos holofotes’ que faça com que os seus erros não passem despercebidos.
A empresa admitiu que uma mudança recente de servidores fez com que a plataforma perdesse aproximadamente 12 anos de dados dos seus utilizadores, incluindo fotos, músicas, vídeos e quaisquer outros uploads feitos num espaço de três anos que podem nunca mais estar disponíveis.
“Como resultado de um projeto de mudança de servidores, quaisquer fotos, vídeos e arquivos de áudio que tenha carregado há mais de três anos podem não estar disponíveis no MySpace”,
afirmou a empresa em comunicado.
Com esta mensagem, finalizada com um “Desculpe pela inconveniência”, o MySpace foi criticado por diversos utilizadores, antigos e atuais. Andy Baio, um dos co-fundadores do site de financiamento coletivo Kickstarter, afirmou que foram perdidos 50 milhões de músicas e que foram afetados 14 milhões de artistas. Para além disso, Andy Baio duvida que tal situação se trate de um acidente técnico, acusando a empresa de procurar economizar custos de servidor ao não transferir todo o seu conteúdo.
I'm deeply skeptical this was an accident. Flagrant incompetence may be bad PR, but it still sounds better than "we can't be bothered with the effort and cost of migrating and hosting 50 million old MP3s."
— Andy Baio (@waxpancake) March 18, 2019
O MySpace foi fundado em 2003 e chegou a ser o site mais visitado na altura, superando o próprio Google, em 2006. Desde então, com a chegada de redes sociais mais inovadoras e competitivas como o Facebook e Twitter, a popularidade da plataforma foi caindo. Em 2015, o Myspace somava uma base de 50,6 milhões de utilizadores ativos.
O MySpace foi comprado pela NewsCorp, em 2005, por 580 milhões de dólares e vendido, em 2011, por 35 milhões à empresa de segmentação de anúncios Specific Media.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com