[weglot_switcher]

Patron Capital e Inbright querem investir 100 milhões na compra de ativos industriais ligeiros em Portugal

A primeira aquisição já foi concluída com sucesso. Foi o Alto BP, um parque industrial/logístico multi-inquilino com 16.259 m² de área bruta locável (GLA) situado em Vila Franca de Xira, na área metropolitana de Lisboa. Anteriormente detido pelos fundos geridos pela private equity ECS.
8 Abril 2025, 10h35

A Patron Capital, investidor institucional pan-europeu focado em investimentos imobiliários, e a Inbright lançaram um novo programa de investimento de 100 milhões de euros em ativos industriais ligeiros em Portugal.

“O objetivo é construir uma carteira de ativos ‘light industrial’ e logísticos, sustentáveis, estrategicamente localizados em Portugal”, revelam em comunicado.

A iniciativa tem como foco principal a aquisição de ativos com potencial de valorização, “permitindo a sua renovação segundo padrões modernos de eficiência energética, especialmente nas regiões da Grande Lisboa e Grande Porto”.

Além disso, estão previstas aquisições seletivas em outras regiões economicamente dinâmicas de Portugal, clusters industriais e centros logísticos estratégicos.

A primeira aquisição já foi concluída com sucesso. Foi o Alto BP, um parque industrial/logístico multi-inquilino com 16.259 m² de área bruta locável (GLA) situado em Vila Franca de Xira, na área metropolitana de Lisboa. Anteriormente detido pelos fundos geridos pela private equity ECS, encontra-se atualmente 90% ocupado, sendo o seu principal arrendatário uma entidade pública, entre outras PMEs, revelam as empresas.

O ativo foi vendido por um veículo de propósito específico (SPV) gerido pela ECS Capital. A NewCycle e a TFRA assessoraram o comprador, enquanto a CBRE e a CVG Lawyers representaram o vendedor na transação.

Manuel Noronha Andrade, CEO da ECS, após por ter concluído esta transação com a Patron Capital e a Inbright Portugal, diz que “durante todo o processo, trabalhámos de forma construtiva e orientada para resultados. A abordagem sólida e a elevada especialização destes investidores dão-nos confiança de que o ativo vendido continuará a prosperar e a contribuir positivamente para o mercado industrial ligeiro e logístico em Portugal”.

A Patron Capital Partners é um fundo imobiliário europeu de private equity com sede em Londres.

Esta nova iniciativa representa a segunda parceria entre a Patron Capital e a Inbright, investidor, promotor e gestor de ativos especializado no setor industrial ligeiro e logístico, após o sucesso da sua estratégia de investimento de 250 milhões de euros no mesmo setor o na Alemanha. Como parte desse programa, foram adquiridos ativos em Colónia, Hamburgo e Mainz, estando novas aquisições em curso.

Além desses ativos, os parceiros estão a desenvolver conjuntamente o LIZ – Ludwigsburg Industriezentrum, um projeto industrial urbano de grande escala em Ludwigsburg, no sudoeste da Alemanha. A Patron Capital também estabeleceu uma parceria com a Base Investments para construir uma carteira de ativos industriais ligeiros e logísticos nos Países Baixos.

“A iniciativa em Portugal seguirá a abordagem bem-sucedida adotada pela Patron Capital e pela Inbright na Alemanha, com o objetivo de criar valor a longo prazo tanto para investidores como para inquilinos”, avançam as empresas.

A Inbright estabeleceu-se em Portugal, com um escritório em Lisboa, garantindo uma presença local para monitorização de mercado e uma gestão eficiente dos ativos.

O setor “light industrial” e logístico em Portugal “representa uma oportunidade de investimento atrativa, impulsionada por um conjunto de fatores positivos, incluindo uma oferta limitada de espaços modernos e eficientes”, explicam as empresas.

“Com uma taxa de desocupação inferior a 5% e um pipeline restrito de novos projetos, além de um stock envelhecido e não alinhado com os padrões ESG, o mercado apresenta um contexto favorável para investidores com experiência em gestão de ativos”, acrescentam.

Jonatas Szkurnik, Senior Partner e Investment Director na Patron Capital, diz que “identificamos um potencial significativo no mercado industrial ligeiro e logístico em Portugal, impulsionado por uma procura robusta de ocupantes que buscam espaços modernos, eficientes e de alta qualidade – exatamente o tipo de ativos que a nossa nova parceria com a Inbright Portugal irá fornecer. Além disso, verificamos uma crescente procura por parte de empresas que procuram soluções de sale & leaseback, permitindo-lhes libertar capital para reinvestir nos seus negócios principais”.

“A Patron Capital e a Inbright Portugal possuem a flexibilidade e o capital necessários para oferecer soluções de financiamento e disponibilizar espaços modernos ao mercado”, acrescentam.

“Esta primeira aquisição em Portugal reflete o foco do programa em ativos localizados em zonas estratégicas, com elevado potencial de valorização através de uma gestão de ativos ativa e reabilitação sustentável. Existe uma procura crescente por propriedades industriais ligeiras e logísticas modernas e alinhadas com os padrões ESG em Portugal”, refere  Christoph Gumlich, Managing Partner na Inbright.

A iniciativa da Patron Capital e da Inbright Portugal prevê a aquisição de ativos com potencial de valorização, permitindo a sua transformação para proporcionar retornos atrativos.

“As prioridades de reabilitação centrar-se-ão na sustentabilidade e na eficiência energética, incluindo a redução de emissões de CO2 e a obtenção de certificação BREEAM In-Use, com classificação mínima Good”, revela o comunicado.

O objetivo, dizem, é construir uma carteira de ativos que garantam retornos consistentes a longo prazo, ao mesmo tempo que contribuem para o crescimento económico e modernização do parque imobiliário industrial e logístico em Portugal.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.