O novo chanceler alemão, Friedrich Merz, não tem dúvidas de que as políticas tarifárias implementadas pela administração norte-americana têm o potencial de aumentar o risco de uma crise financeira.
Em entrevista ao jornal “Handelsblatt”, citado pela “Bloomberg” este domingo, Friedrich Merz defendeu a urgência de que seja implementado um acordo de livre comércio entre os EUA e a Europa. Recorde-se que a sugestão de um canal aberto entre as duas economias já desencadeou uma resposta hostil por parte de Trump.
“Sim, espero um novo acordo transatlântico de livre comércio”, disse Merz em entrevista. “Tarifas de zero por cento sobre tudo. Isso seria melhor para todos”.
Relativamente à política comercial norte-americana, Friedrich Merz considera que a guerra comercial que resulta dessa estratégia “está a aumentar o risco de que uma crise financeira possa ser desencadeada mais cedo do que o esperado”. Quanto à resposta europeia, Merz defende que a mesma deve ser persuasiva.
Na semana passada, a Alemanha fechou o acordo de governação que levou 45 dias a ser atingido. Destas negociações saiu um acordo que vai fazer com que a CDU, CSU e SPD liderem o Governo na economia que lidera a zona euro.
Os líderes destes partidos enalteceram em Berlim que conseguiram chegar compromissos sobre questões fundamentais como a redução dos impostos e a estabilização das pensões.
O líder da CDU, Friedrich Merz, realçou que a Alemanha é agora um país estável após quatro anos de instabilidade. Numa mensagem para o presidente dos EUA, Donald Trump, Merz afirmou que a Alemanha está “de volta ao caminho certo”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com