[weglot_switcher]
1289404
Em Foco

Fisco a recuperar IVA põe em risco projetos imobiliários

Acordão que permite ao Fisco reaver IVA de 6% e parar as obras de reabilitação urbana leva setores da construção e do imobiliário a alertarem para o fecho de empresas e a anulação ou adiamento de investimentos.

Atualidade

AEP critica carta dos EUA a empresas contra políticas de diversidade

Luís Miguel Ribeiro considera a nova política anti-DEI “mais um constrangimento às empresas nacionais” aos seus negócios nos EUA. Governos de França e da Bélgica já rejeitaram a ‘sugestão’ das embaixadas. A UGT decidiu responder para a embaixada em Lisboa.

Turistas portugueses entre os europeus que mais evitam viagens aos EUA

Os turistas europeus estão a evitar os EUA como destino de férias e em março, menos 18,6% de portugueses evitaram viajar para este país. Tensão política e económica mas também o temor face à hostilidade nas suas fronteiras marcam tendência penalizadora para as companhias aéreas.

Bruxelas teme que União Europeia seja ‘inundada’ por produção chinesa

Bruxelas prepara-se para conter uma avalanche de produtos chineses de preço baixo. A Europa é perfeita para substituir os Estados Unidos como destino do ‘made in China’, praticamente bloqueado às portas da América. E Xi Jinping já apelou à união de esforços contra as tarifas decretadas em Washington.

Tarifas: Xi Jinping pede à União Europeia que se mantenha unida

“China e UE devem assumir as suas responsabilidades internacionais, proteger conjuntamente a globalização económica e o ambiente comercial internacional e resistir conjuntamente a qualquer coerção unilateral”, afirmou Xi Jinping, em Pequim, durante uma reunião com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Comissário Europeu do Comércio está em Washington para tentar perceber o que se passa com as tarifas

Maros Sefcovic chega aos EUA cinco dias depois de Trump ter suspendido uma parte das tarifas que era suposto ter lançado sobre as importações da União e dois dias depois de ter feito o mesmo com a eletrónica vinda da China.

Governo garante que plano de 10 mil milhões “não tem impacto orçamental”

A posição do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, surge depois de, na sexta-feira, a Comissão Europeia ter pedido “cautela na resposta orçamental” dos países da União Europeia às tarifas anunciadas pelos EUA.

Montenegro promete reduzir o IRS em 500 milhões de euros já este ano

Desde a proibição dos telemóveis até aos 12 anos até à construção de 136 mil novas habitações, o presidente deu a conhecer as principais medidas do programa eleitoral da AD. Num discurso perante o anterior governo e muitos apoiantes, deixou clara a intenção de cortar no IRS em 2 mil milhões na totalidade da próxima legislatura, a começar com 500 milhões em 2025.

AD compromete-se a construir 130 mil novas casas até 2030

Luís Montenegro volta a definir a habitação como prioridade e quantifica essa ambição: construir 130 mil casas até ao final da década. Além disso, a AD quer flexibilizar as regras e licenciamento da construção e reduzir a tributação de forma a aumentar a oferta

Acionistas da EDP aprovam distribuição de 836,8 milhões em dividendos

Para a Fundação EDP vai uma dotação de um milhão de euros e para resultados transitados 816,3 milhões de euros.

Setor auto defende cheque para comprar 40 mil carros por ano

ACAP vai apresentar proposta aos partidos com o objetivo de acelerar a renovação do envelhecido parque automóvel nacional.

Rita Nabeiro eleita para liderar o BCSD sucedendo a António Pires de Lima

A nova direção diz que quer acelerar a transição climática e posicionar as empresas portuguesas como protagonistas de uma economia regenerativa.

Família herdeira da CUF é a segunda mais rica de Portugal

Do seu portefólio de investimentos fazem parte Grupo José de Mello, CUF, Brisa, Bondalti, José de Mello Residências, herdades.

Entrevista

Pobreza energética afeta mais de 1,1 milhões de pessoas em Portugal

A qualidade de construção das casas em Portugal é “bastante má”: “Estamos dentro dos edifícios e temos mais frio do que estando na rua”, realça João Gomes, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes, ao JE.

Mercados

Semana atribulada fecha no ‘vermelho’. Seguem-se contas da banca

As bolsas europeias registaram leves perdas na sessão de sexta-feira, a última de uma semana de mexidas intensas, em função das tensões comerciais, sobretudo entre Estados Unidos e China. A nova semana vai ficar marcada por resultados empresariais, a começar com o Goldman Sachs.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana fica marcada pela continuação dos debates televisivos entre os vários líderes dos partidos políticos, a pouco mais de um mês das eleições legislativas. Na política internacional a primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, reúne com o presidente norte-americano, Donald Trump. Destaque para os resultados trimestrais da Netflix e do Bank of America.

Opinião

‘Trumpocalypse’ Now!

O ‘Trumpocalypse’ soma já uma série de episódios, numa analogia com os profetizados no apocalipse que culminarão no fim do mundo, ou seja, o fim da vida terrestre como é atualmente, neste caso, no fim da ordem mundial baseada no respeito aos direitos humanos, economias abertas, regulamentação de boas práticas e fronteiras estabelecidas.

Gestão de negócios globais num mundo BANI

Num mundo hipercompetitivo, ávido de rankings de universidades, empresas e países, também convém recordar a dificuldade crescente em reter capital humano.

Cessar-fogo comercial

O Secretário-Geral da ONU deveria oferecer-se para mediar o conflito entre os EUA e a China, para evitar uma escalada, que pode ultrapassar o plano económico.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.