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Visa destaca-se como líder em patrocínios desportivos no setor de pagamentos

O relatório “Sponsorship Sector Report – Financial Services – Payments 2025” da GlobalData revela que o futebol tem uma presença significativa neste setor, destacando-se em termos de gastos anuais e volume de negócios. O maior acordo em termos de valor anual no setor de pagamentos em 2025 é a parceria da UEFA com a Mastercard.
Bloomberg
15 Abril 2025, 14h41

A Visa possui um portfólio de patrocínios substancial que abrange 17 desportos diferentes, estabelecendo parcerias de alto valor com organizações proeminentes como a FIFA, o Comité Olímpico Internacional (COI) e a National Football League (NFL). A parceria com o COI, em particular, é uma das mais significativas, com início em 1986 e previsão de continuidade até 2032.

De acordo com um relatório da GlobalData, a Visa é atualmente a marca líder em patrocínios desportivos no setor de pagamentos, tanto em termos de volume de negócios como de gastos anuais.

O relatório “Sponsorship Sector Report – Financial Services – Payments 2025” da GlobalData revela que o futebol tem uma presença significativa neste setor, destacando-se em termos de gastos anuais e volume de negócios. O maior acordo em termos de valor anual no setor de pagamentos em 2025 é a parceria da UEFA com a Mastercard.

Olivia Snooks, analista de desporto na GlobalData, menciona que a Visa também estabeleceu parcerias significativas com várias federações de futebol em todo o mundo, incluindo a Federação de Futebol da Ásia, a Federação Mexicana de Futebol, a Confederação Africana de Futebol, a Federação Portuguesa de Futebol e a Associação Canadiana de Futebol.

Nos EUA, as quatro principais ligas desportivas — NBA, MLB, NHL e NFL — mantêm parcerias significativas no setor de pagamentos. A MLB, por exemplo, estabeleceu parcerias com a Mastercard e a Capital One, sendo a mais significativa com a Mastercard, com um valor estimado em 30 milhões de dólares anuais (cerca de 27,5 milhões de euros).

Snooks acrescenta que estas alianças estratégicas oferecem oportunidades comerciais consideráveis para as marcas que procuram aumentar a sua visibilidade junto de diversos públicos. Notavelmente, a NHL é a única liga entre as ‘Big Four’ que não possui um acordo no setor de pagamentos classificado entre os dez mais valiosos.

Entre 2017 e 2024, houve uma tendência geral de aumento no valor anual dos acordos realizados no setor de pagamentos, apesar de pequenas quedas em 2019 e 2023. Destaca-se uma subida significativa de mais de 170 milhões de dólares (cerca de 156 milhões de euros) entre 2023 e 2024, mesmo com uma redução no número de acordos assinados.

Snooks conclui que, apesar da diminuição do número de acordos em 2024, houve um aumento notável no valor anual dos mesmos, sugerindo que o valor médio dos acordos individuais está a aumentar. Marcas de pagamentos como Visa, Mastercard e American Express observaram um crescimento no valor anual dos seus acordos, reforçando a ideia de que o valor médio anual dos acordos no setor de pagamentos está em ascensão.

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