[weglot_switcher]

Farmacêuticas alertam para 17 mil milhões de investimentos em risco

Tarifas sobre produtos farmacêuticos deixam a UE numa situação mais frágil face ao seu quadro regulatório menos propício à inovação. Com investimentos da indústria farmacêutica de 165 mil milhões de euros previstos até 2029, 10% estão ameaçados nos próximos três meses.
17 Abril 2025, 09h33

As tarifas de Trump arriscam levar a “um êxodo” do investimento na indústria farmacêutica da Europa para os EUA, em linha com o objetivo de reindustrialização na maior economia do mundo, mas que ameaçam aprofundar ainda mais os efeitos negativos da política comercial norte-americana no Velho Continente. Por cá, o sector vinha dando um ímpeto importante à economia nacional, uma tendência que fica comprometida no imediato, mas o potencial para afirmação noutros mercados mantém-se e deve ser explorado.

O aviso vem da Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas (EFPIA), que lembrou a presidente da Comissão Europeia o peso dos investimentos planeados para os próximos anos: dos 164,8 mil milhões de euros previstos até 2029, 10% estão ameaçados nos próximos três meses, ou seja, 16,5 mil milhões de euros. Em termos gerais, as empresas inquiridas (que incluem 18 nomes internacionais inovadores de média e grande dimensão) reportam 85% das despesas de capital, ou 50,6 mil milhões de euros, e 50% das de investigação, 52,6 mil milhões, em risco. Mais de 100 mil milhões de euros que podem estar em risco se a Europa não fizer nada.

Ao JE, a Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica diz-se “alinhada com o posicionamento da EFPIA” e “a acompanhar a evolução dos acontecimentos”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.