A DiVERGE teve mais três candidaturas do Imagine aprovadas pelo Portugal Inovação Social para fazer 65 programas que permitirão trabalhar com 650 jovens, podendo mesmo chegar aos mil jovens impactados, de acordo com comunicado.
Note-se que este é um projeto de Impacto Social da empresa portuguesa de calçado DiVERGE, que tem como último objetivo dotar os jovens de competências para a empregabilidade e igualdade de oportunidades.
Trata-se de um projeto completamente inovador que, além de capacitar os jovens desses bairros, permite que estes criem de raiz e lancem os seus próprios sneakers, como se fosse um pequeno negócio que os próprios irão gerir, desde a criação à sua promoção, recebendo 20 euros por cada sneaker vendido.
Com a expansão do Imagine através do Portugal Inovação Social, na região de Lisboa serão feitos 26 programas com a Câmara de Cascais e a SONAE como investidores sociais; na região centro as Câmaras da Lourinhã, Abrantes, Castelo Branco e Fundão e a Sonae serão os investidores sociais para fazer 22 programas; e na região Norte, as câmaras de Braga e Guimarães, a Brisa e o Super Bock Group serão os investidores sociais para fazer 17 programas (cinco deles na cidade do Porto).
O projeto IMAGINE, que começou há 5 anos no Bairro do Zambujal, já impactou mais de 100 jovens em situação de vulnerabilidade, em bairros como Zambujal, Lóios (Chelas/Marvila), Galiza, Adroana, Chamusca e Torre em Cascais, mas também em localidades como Sines (com o apoio da Fundação Galp), Felgueiras ou Abrantes. No Fundão e em Abrantes, o programa já vai a meio e começou um programa recentemente, também, na Damaia. Até ao final do mês terminará o programa em São Domingos de Rana e estão previstos para Maio/inicio de junho mais programas em Cascais e os programas em Guimarães, Braga, Porto, Lourinhã e Castelo Branco.
Além de terem feito o programa de capacitação que os apresenta a diversas disciplinas relacionadas com competências para a empregabilidade (as chamadas soft skills) e empreendedorismo (do marketing ao planeamento de negócio), estes jovens tiveram a oportunidade de contar a sua história ao mundo, com a criação dos seus sneakers à sua imagem, e que podem agora ser comprados no site da DiVERGE.
A marca portuguesa já vende em mais de 102 países de todos os continentes, abrindo assim uma oportunidade para estes, mas também para outros jovens de bairros que têm previsto aderir a este projeto nos próximos meses.
“O Imagine dota os jovens em risco de exclusão social e pobreza de ferramentas que lhes permitem adquirir competências fundamentais para a empregabilidade, ao mesmo tempo que potencia a sua autoconfiança e autoestima. Este é um projeto que, além de ter impacto social, gera também impacto económico de um micro negócio que tem vindo a ganhar muita escala junto dos nossos clientes”, destaca João Esteves, CEO e fundador da DiVERGE Sneakers.
Recorde-se que a DiVERGE foi considerada uma das mais inovadoras startups portuguesas, depois de ter lançado, em 2018, sneakers 100% personalizáveis e customizados à imagem de cada um, produzidos na íntegra em Portugal. Desde então, a empresa tem tido uma forte aceitação internacional, vendendo atualmente em mais de 100 países do mundo e foi, inclusive, selecionada para calçar Felicity Jones no filme de George Clooney para a Netflix, “The Midnight Sky”.
Todos os produtos são fabricados à mão em Portugal e utilizam apenas materiais premium no seu processo exclusivo de customização, desde as solas aos diferentes tipos de pele e têxteis. A DiVERGE é ainda uma marca que promove a sustentabilidade ambiental, na medida em que os sneakers são produzidos apenas por encomenda – não há stocks – e à medida do cliente – o que diminui muito o risco de devoluções, reduzindo dessa forma o desperdício.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com