Os bilionários do mundo estão distribuídos por diversas regiões e falam uma variedade de línguas. Na atual lista de 3.028 bilionários, 57 têm como língua principal o português, com a maioria a residir no Brasil e um representante em Portugal.
Juntos, estes empresários acumulam uma fortuna total de 192,3 mil milhões de euros e a maior parte desses valores foi gerada no setor financeiro, seguido pela indústria.
Neste ano, a lista ganhou duas novas entradas brasileiras: Max Van Hoegaerden Herrmann Telles, com uma fortuna avaliada em 5,1 mil milhões de euros, e Mario Araripe, com uma avaliação de 2,6 mil milhões de euros.
O primeiro lusófono a aparecer na lista é Eduardo Saverin, na 51.ª posição, com um património de 30,5 mil milhões de euros. Em 98.º lugar, encontra-se Vicky Safra, com uma fortuna de 18,3 mil milhões de euros. Jorge Paulo Lemann, conhecido por seus investimentos na indústria alimentícia e por ser um dos responsáveis pelo grupo Anheuser-Busch InBev, que produz a famosa marca de cerveja Corona, ocupa a posição seguinte, com uma fortuna de 15 mil milhões de euros.
Os irmãos João, José e Roberto Marinho também se destacam na lista, com uma fortuna de 2,6 mil milhões de euros, resultado do controlo do maior grupo de media do Brasil, a Globo.
A única bilionária portuguesa da lista, Maria Fernanda Amorim, ocupa o 597.º lugar, com uma fortuna de 5,4 mil milhões de euros, proveniente da Corticeira Amorim e da Galp.
Este panorama evidencia a força económica dos lusófonos no cenário global, refletindo o crescimento e a diversificação das suas fontes de riqueza.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com