A Revolut atingiu no final de 2024 um lucro bruto de 1,3 mil milhões de euros, mais 149% que no ano anterior, e lucros líquidos de 934 milhões – com a margem a crescer 26%, acima dos 19% registados em 2023. A base de clientes cresceu 38%, atingindo 52,5 milhões globalmente, enquanto os saldos totais dos clientes aumentaram 66%, para 36 mil milhões, “impulsionados pela maior interação dos clientes”, refere o grupo em comunicado.
As receitas do grupo aumentaram 72% para 3,7 mil milhões de euros, acima dos 2,1 mil milhões de 2023, “impulsionadas por um forte crescimento em todas as fontes de receita”. Portugal incorporou meio milhão de clientes durante 2024 e registou um aumento de 93% nos saldos de depósitos.
Em 2024, a Revolut consolidou a sua presença no mercado português, adicionando meio milhão de clientes e registando um aumento na utilização dos seus principais produtos. Este crescimento reflete uma maior integração da Revolut nas finanças diárias dos portugueses. Os saldos de depósitos cresceram 93%, “o que indica uma maior confiança na Revolut como banco”. A utilização de Poupanças cresceu 155%, “impulsionada pela adesão aos Fundos Monetários Flexíveis. Baseado em Fundos do Mercado Monetário, este produto oferece uma alternativa às poupanças tradicionais com baixas taxas de juro”. As Contas Conjuntas cresceram 164% face a 2023, “indicando uma mudança para a Revolut como solução de finanças conjuntas entre casais e famílias.
“Durante 2024, os utilizadores portugueses demonstraram um maior interesse em produtos de trading, com um aumento de 140%. Esta tendência é semelhante à de toda a região do Sul da Europa. A adesão a contas pacote aumentou 81% no mercado. “O impulso contínuo das subscrições ocorre à medida que mais utilizadores portugueses escolhem contas pacote para viagens, poupanças e gastos diários”. Já a Revolut Business cresceu 72%, com mais empresas a confiarem agora na oferta B2B da Revolut.
O ano de 2025 “deverá ser um dos melhores no mercado até agora, uma vez que a Revolut está a finalizar os detalhes para lançar a sucursal portuguesa da Revolut Bank UAB, dando a oportunidade de oferecer IBAN português a todos os nossos clientes portugueses. Após este marco importante, os planos de desenvolvimento de produtos para 2025 incluem Poupanças internas e integração com Multibanco e MBway, entre outras novidades entusiasmantes”.
Nik Storonsky, CEO da Revolut diz, citado pelo comunicado: “2024 foi um ano marcante para a Revolut. Não só aumentámos o número de clientes, ganhando quase 15 milhões de novos utilizadores em todo o mundo, mas, e o mais importante, vimos também os nossos clientes a interagir mais profundamente, adotando uma gama mais ampla dos nossos serviços — tanto para utilizadores particulares como para empresas (Revolut Business). Esta combinação poderosa alimentou diretamente o nosso crescimento recorde, e o nosso modelo operacional orientado para a tecnologia traduziu-se numa rentabilidade recorde.”
“Este desempenho deu-nos o título de empresa de tecnologia privada mais valiosa da Europa, mostrando a confiança dos atuais e novos investidores no nosso caminho. Mas estamos apenas a começar. Estamos a fazer grandes progressos rumo aos 100 milhões de clientes ativos diários em 100 países, impulsionados pelo crescimento no Reino Unido, na Europa e nos nossos mercados de expansão. Esta meta ambiciosa manter-nos-á focados em transformar o acesso financeiro global através de produtos inovadores e experiências de utilizador simples e eficazes.”
Outros destaques do relatório indicam que os pagamentos com cartão cresceram 43% face ao ano anterior, atingindo 820 milhões de euros; as receitas das ofertas de património aumentaram 298% para 598 milhões e os câmbios aumentaram 58% para 499 milhões. O volume de subscrições atingiu os 500 milhões de euros, um aumento de 74% face ao ano anterior, (280 milhões), “impulsionado por benefícios vantajosos nas contas pacote”.
Os saldos totais dos clientes aumentaram 66% para 36 mil milhões de euro, um aumento face aos 21 mil milhões em 2023, “impulsionado principalmente por um forte crescimento nos depósitos de clientes e pelo aumento dos saldos dos nossos produtos de poupança (incluindo aqueles mantidos externamente por parceiros e Fundos do Mercado Monetário)”. A Revolut manteve a abordagem prudente à gestão do balanço, mantendo 62% dos ativos em caixa ou equivalentes de caixa. Simultaneamente, a carteira de crédito a clientes cresceu 86% face ao ano anterior, para 1,2 mil milhões de euros.
Os rendimentos de juros cresceram 58% face ao ano anterior, para 934 milhões de euros, em comparação com os 575 milhões em 2023, “resultando diretamente da gestão eficaz destes depósitos aumentados e da expansão das atividades de crédito”.
A Revolut integrou quase 15 milhões de novos clientes a nível global, elevando o total para 52,5 milhões até ao final do ano (um aumento de 38%). “O ímpeto de crescimento foi forte em toda a Europa. A Revolut é agora a app mais descarregada na categoria de Finanças, ocupando o primeiro lugar em 19 países e garantindo um lugar no top três em 26 países do continente”. O volume de transações aumentou 52% face ao ano anterior, aproximando-se dos 1,2 mil milhões de euros. Os utilizadores ativos mensais aumentaram 42% face ao ano anterior;
O segmento Revolut Business “demonstrou um ímpeto igualmente forte, com um aumento de 56% face ao ano anterior nas empresas ativas mensalmente. Isto contribuiu para que o volume de clientes empresariais atingisse os 547 milhões de euros, representando aproximadamente 15% da receita total do grupo e posicionando a Revolut Business como um dos maiores players de banca digital B2B na Europa”.
A adesão a contas pacote aumentou 45% face ao ano anterior e o novo programa de fidelidade, RevPoints, atraiu 6,6 milhões de utilizadores desde o seu lançamento em junho de 2024. “O forte crescimento orgânico continuou, com mais de 65% dos novos clientes a aderirem através do boca-a-boca ou de referências. Isto foi complementado por um investimento de 547 milhões em atividades de venda, publicidade e marketing segmentadas”.
“Apesar da sua escala significativa, a penetração de mercado da Revolut permanece em torno de 15% da população adulta em mercados-chave, sinalizando uma oportunidade substancial para um crescimento contínuo”.
A Revolut continuou a “reinvestir significativamente na melhoria da sua plataforma, na otimização da experiência do cliente e no fortalecimento das suas bases”. Expandiram-se funcionalidades locais essenciais, como os IBAN, em sete países europeus, “o que fortalece a oferta da conta principal da Revolut”. O grupo aumentou disponibilidade de poupanças e Fundos do Mercado Monetário (mais de 30 países, atraindo 11,8 mil milhões de euros em depósitos desde o lançamento), lançou a plataforma de negociação de criptomoedas Revolut X devido a uma maior atividade de negociação, adicionaram obrigações e planos de investimento europeus, lançou a app Revolut Invest e obteve a licença de investimento no Reino Unido.
Por outro lado, a Revolut reforço a capacidade de crédito, “aproveitando o significativo crescimento da carteira e iniciando testes internos de créditos à habitação para apoiar os clientes em decisões financeiras importantes”. Houve ainda uma melhoria no serviço e segurança, “prevenindo-se um valor estimado em mais de 750 milhões de euros em potenciais fraudes através de controlos melhorados.
Quanto às perspetivas para 2025, a Revolut “está preparada para um crescimento significativo contínuo em 2025 e nos anos seguintes, impulsionado por novas melhorias na plataforma e pela expansão global. Prioridade para o lançamento formal do banco no Reino Unido, juntamente com o lançamento do banco no México. Quanto ao licenciamento global e entrada em novos mercados, o grupo espera a obtenção ativa de mais de dez licenças globais, escalando entradas recentes em mercados como o Brasil, preparando o lançamento dos serviços na Índia (após a recente aprovação da licença PPI) enquanto procura mais oportunidades nas América e na Ásia-Pacífico. O grupo “continua na trajetória de um caminho estratégico para alcançar 100 milhões de utilizadores ativos diários em 100 países, solidificando a liderança global da Revolut”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com