O apagão que se verificou na última segunda-feira em Portugal levou os cidadãos a regressarem ao ‘velhinho’ rádio de pilhas para se manterem informados sobre a situação. Contudo, nem todas as rádios possuem sistemas de geradores para se manterem ligadas e assim disponibilizar informação aos portugueses. É com base neste pressuposto que a Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC) pede para que seja criada linha de apoio financeiro para rádios locais.
Em comunicado, a Associação de Rádios de Inspiração Cristã alerta para o facto de muitas rádios locais, “particularmente em zonas do interior e de menor densidade populacional, não possuírem ainda sistemas de geração autónoma de energia nem formas alternativas de ligação à rede mundial de informação”.
No entender da associação este cenário põe em risco não apenas a continuidade do serviço público que estas rádios asseguram e os Serviços de Proteção Civil requerem, mas também a segurança das populações que delas dependem.
Como tal, a associação apela para que sejam adquiridos e instalados geradores e sistemas de redundância energética, bem como a instalação de sistemas de acesso à internet via satélite, garantindo conectividade mesmo em cenários de catástrofe.
A ARIC pede também para que seja reconhecido formalmente o serviço público prestado pelas rádios locais, com medidas efetivas de valorização e proteção, além da integração das rádios locais nos planos nacionais e regionais de proteção civil, com protocolos claros de cooperação em situações de crise.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com