A economia dos EUA registou crescimento negativo no primeiro trimestre deste ano, refletindo já uma antecipação das importações face à esperada leva de tarifas impostas. O PIB norte-americano recuou 0,3% em termos anualizados, contando com um disparo de mais de 50% na importação de bens, fez saber o Departamento do Comércio esta quarta-feira.
Os dados mostram já um abrandamento evidente em relação ao crescimento de 2,4% registado no final do ano passado, com os importadores norte-americanos a acorrerem às encomendas vindas do exterior numa tentativa de antecipar a política comercial da administração Trump, que impôs pesadas tarifas à generalidade do mundo – tarifas essas entretanto revertidas.
Os impactos negativos estão, contudo, à vista. As importações disparam 41,3%, valor que sobe ainda mais, para 50,9%, se considerarmos apenas bens, enquanto os gastos públicos recuaram. No entanto, o consumo privado manteve-se em terreno positivo, ainda que abrandando, crescendo apenas 1,8%, o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2023 e bastante menos do que o avanço de 4% registado no trimestre anterior.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com