A União Europeia está a negociar com os Estados Unidos a redução das tarifas comerciais. No entanto, o progresso até à data é muito limitado e não é certo que as conversas cheguem a bom porto. Assim sendo, Bruxelas prepara os vários cenários possíveis, entre eles a possibilidade de insucesso, mediante a qual o bloco europeu deverá apresentar tarifas retaliatórias.
Nesse sentido, a “Bloomberg” avança nesta terça-feira que está em cima da mesa a possibilidade de impor tarifas sobre importações de bens da economia norte-americana, avaliados em 100 mil milhões de euros (113 mil milhões de dólares, à taxa de câmbio atual). De acordo com fontes próximas da matéria, as medidas retaliatórias vão ser conhecidas pelos Estados-membros na quarta-feira e as avaliações poderão demorar até um mês.
Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia, que tem poder executivo nesta matéria, deverá transmitir aos EUA, durante esta semana, a intenção de iniciar negociações. As propostas ainda não são conhecidas, mas deverão envolver um aumento do investimento no território dos EUA, com o propósito de levar a administração liderada por Donald Trump a reduzir as tarifas impostas.
Perante o insucesso das negociações até ao momento, a UE fez saber nesta terça-feira que está a contar com um aumento das tarifas dos EUA para exportações de bens num valor total de 549 mil milhões de euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com