[weglot_switcher]

Parceria Portugal Brasil promove “integração académica e cultural” e permite obter grau duplo

Porto Business School e Fundação Dom Cabral lançam dupla titulação. Alunos do Executive Master em International Business e do Mestrado Profissional em Administração poderão obter diplomas das duas escolas. José Esteves, dean da Porto Business School, diz ao JE que primeira edição do programa está prevista para setembro.
12 Maio 2025, 07h00

A escola de negócios Porto Business School (PBS) e a Fundação Dom Cabral (FDC), considerada a melhor business school do Brasil e da América Latina, estabeleceram uma parceria para oferecer um programa de formação global que permite aos alunos ter aulas nos dois países e obter diplomas das duas instituições.

O programa de dupla titulação foi desenvolvido em parceria, envolvendo os diretores académicos dos programas que integram o double degree: Executive Master em International Business, da PBS, e Mestrado Profissional em Administração, da Dom Cabral.

“A dupla titulação entre a Porto Business School e a Fundação Dom Cabral reforça os laços entre o Ensino Superior português e brasileiro ao promover uma integração académica e cultural significativa”, afirma José Esteves, dean da PBS, ao Jornal Económico.

É que – explica – “além de impulsionar a internacionalização do ensino, a parceria fomenta a colaboração entre docentes e investigadores, estimula o desenvolvimento de projetos conjuntos com impacto real no panorama empresarial e amplia as oportunidades de networking e parcerias estratégicas entre Portugal e Brasil”.

Os alunos da Fundação Dom Cabral terão aulas no Porto e os alunos da PBS terão aulas no Brasil. O programa inclui cerca de três meses de aulas presenciais, podendo o restante percurso pode ser realizado online.

O arranque do programa está previsto para setembro, tem a duração aproximada de um ano, terminando as aulas em junho de 2026.

José Esteves, dean da PBS, explica ao Jornal Económico que a “experiência internacional enriquecedora” permite alargar o portfólio de conhecimentos nas áreas dos negócios, marketing, liderança e pensamento estratégico e culmina na obtenção do diploma após fazerem a defesa do Capstone Project em dezembro de 2026.

A Porto Business School tem um modelo de gestão assente numa parceria ativa entre a Universidade do Porto e 40 grandes empresas. É uma das business schools mais importantes do país, figurando nos rankings da formação executiva do Financial Times desde 2011 e sendo uma das poucas no mundo com as três acreditações do sector: AACSB, AMBA, EFMD.

Criada há 50 anos, a A Fundação Dom Cabral tem campi em Minas Gerais e São Paulo, em expansão. Em 2024 integrou o Top 10 das melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o Financial Times.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.