[weglot_switcher]

Senador dos EUA apresenta projeto de lei que pede rastreamento de localização em chips de IA para limitar o acesso à China

Classificado como “Lei de Segurança de Chips”, o projeto de lei exige que os chips de IA sob regulamentações de exportação, e os produtos que contêm esses chips, sejam equipados com sistemas de rastreamento de localização para ajudar a detectar desvios, contrabando ou outro uso não autorizado do produto.
9 Maio 2025, 21h30

Um senador dos EUA apresentou um projeto de lei na sexta-feira que orientaria o Departamento de Comércio a exigir mecanismos de verificação de localização para chips de IA controlados para exportação, num esforço para restringir o acesso da China à tecnologia avançada de semicondutores, segundo a “Reuters”.

Classificado como “Lei de Segurança de Chips”, o projeto de lei exige que os chips de IA sob regulamentações de exportação, e os produtos que contêm esses chips, sejam equipados com sistemas de rastreamento de localização para ajudar a detetar desvios, contrabando ou outro uso não autorizado do produto.
“Com essas medidas de segurança aprimoradas, podemos continuar a expandir o acesso à tecnologia dos EUA sem comprometer a segurança nacional”, disse o senador republicano Tom Cotton, do Arkansas.
A medida ocorre dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que revogaria uma regra da era Biden que restringia a exportação de chips sofisticados de IA com o objetivo de proteger a liderança dos EUA em IA e bloquear o acesso da China.
O deputado americano Bill Foster, democrata de Illinois, também planeia apresentar um projeto de lei semelhante nas próximas semanas.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.