[weglot_switcher]

Acionistas da Galp aprovam dividendos

Acionistas aprovaram hoje o pagamento dos dividendos relativos ao exercício de 2024.
9 Maio 2025, 18h22

Os acionistas da Galp aprovaram 468,5 milhões de euros em dividendos relativos ao exercício de 2024, quando registou lucros de 1.040 milhões de euros.

O dividendo sofreu um aumento este ano de 0,54 euros para 0,62 euros por ação. Em agosto, a Galp distribuiu 212 milhões de euros, 0,28 euros por ação e vai distribuir agora 0,34 euros por ação.

Já a nomeação dos dois CEO foi aprovada na reunião do conselho de administração de dia 24 de abril, não tendo ido a votos na assembleia-geral por já fazerem parte do conselho de administração e por a comissão executiva emanar do conselho de administração.

Maria João Carioca e João Diogo Marques da Silva vão manter-se como Co-CEOs da petrolífera portuguesa até 2026, anunciou a Galp a 24 de abril. Além da gestão executiva global, continuam como responsáveis pela área financeira e pela área comercial, respetivamente.

Foi um voto de confiança da chairwoman Paula Amorim aos dois executivos, que vão manter-se ao lema da empresa, após terem sido nomeados interinamente em janeiro após a saída abrupta de Filipe Silva, por “razões familiares”, depois de ter sido revelada uma relação afetiva consensual com uma diretora da empresa.

Dentro da Galp, a continuação da gestão bicéfala é encarada, precisamente, como um voto de confiança de Paula Amorim ao trabalho desenvolvido pelos dois gestores no primeiro trimestre, com a nota dada à sua performance a ser positiva, sabe o JE.

Assim, acaba a indefinição sobre a liderança de uma das maiores empresas portuguesas. Pelo meio, caiu o processo de recrutamento internacional a um novo CEO, apurou o JE.

“A Maria João e o João Diogo demonstraram claramente a sua capacidade para liderar com excelência, combinando liderança forte, visão estratégica e um profundo conhecimento das operações da companhia”, disse em comunicado Paula Amorim, presidente do conselho de administração.

Neste momento, o conselho de administração diz estar “totalmente alinhado na sua crença de que esta co-liderança representa um passo significativo na execução da nossa estratégia”.

“Reflete o nosso compromisso para com uma excelência operacional, crescimento sustentável e criação de valor de longo prazo para todos os stakeholderes, perante um ambiente económico e geopolítico complexo e em mudança”, acrescentou Paula Amorim.

A companhia apresenta os seus resultados financeiros do primeiro trimestre na segunda-feira, 28 de abril.

Especialista em finanças e prata da casa

A Galp escolheu uma especialista em finanças e um conhecedor profundo do funcionamento da empresa para líderes interinos, tal como o JE escreveu a 17 de janeiro.

Maria João Carioca (1971) tem uma vasta experiência no sector financeira. Administradora financeira na Galp desde 2023, passou pelo conselho de administração e comissão executiva da Caixa Geral de Depósitos e do CaixaBI. Foi também presidente do conselho de administração da bolsa de Lisboa, a Euronext, e integrou o conselho de administração da SIBS e da Fidelidade. Licenciou-se em Economia na Universidade Nova de Lisboa, e possui um MBA pelo INSEAD e recebeu educação executiva na Harvard Business School e no MIT.

Já João Diogo Silva (1975) está na empresa há 28 anos. Conhece a petrolífera como ninguém. Passou pelos negócios de petróleo e gás, finanças e inovação e liderou a operação em Espanha. Licenciado em Administração de Empresas pelo ISCTE, recebeu educação executiva na London Business School e em Stanford.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.