As reações ao fumo branco no Vaticano não se fizeram esperar, com inúmeros chefes de Estado a felicitarem o recém-eleito Papa, o primeiro oriundo da América do Norte. Marcelo Rebelo de Sousa falou em “alegria”, enquanto os líderes europeus mostraram esperança no papel do novo líder da Igreja Católica na busca da paz mundial. Já Trump destacou o facto inédito de um norte-americano ser nomeado Sumo Pontífice, confessando-se ansioso por conhecer Leão XIV.
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do povo português, saúda o Papa Leão XIV”, lê-se no comunicado da Presidência da República pouco após ter sido sabido que Robert Francis Prevost havia sido nomeado como novo Papa.
O cardeal de 69 anos é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica e o 267º homem a ocupar este cargo. Por cá, o primeiro-ministro Luís Montenegro também aproveitou para endereçar os parabéns a Leão XIV, felicitando o novo Sumo Pontífice pela sua nomeação, bem como os católicos “portugueses e de todo o mundo”, numa publicação no X, antigo Twitter. Já o líder socialista Pedro Nuno Santos projetou um pontificado de continuidade dos ideais de Francisco, confessando esperar um Papa a assumir o papel de “farol da paz, de diálogo e de dignidade humana”.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com