[weglot_switcher]

UE confia na voz do Papa Leão XIV e Trump destaca “grande honra”

Foram vários os chefes de Estado e políticos a felicitar Robert Prevost, agora Leão XIV, pela nomeação e a pedirem que seja uma voz de relevo na busca da paz e justiça.
epaselect epa12084598 Newly elected Pope Leo XIV, Cardinal Robert Francis Prevost from the USA, greets faithfuls from the central loggia of Saint Peter’s Basilica, Vatican City, 08 May 2025. EPA/FABIO FRUSTACI
10 Maio 2025, 23h00

As reações ao fumo branco no Vaticano não se fizeram esperar, com inúmeros chefes de Estado a felicitarem o recém-eleito Papa, o primeiro oriundo da América do Norte. Marcelo Rebelo de Sousa falou em “alegria”, enquanto os líderes europeus mostraram esperança no papel do novo líder da Igreja Católica na busca da paz mundial. Já Trump destacou o facto inédito de um norte-americano ser nomeado Sumo Pontífice, confessando-se ansioso por conhecer Leão XIV.

“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa expressa a profunda alegria com que, em seu nome pessoal e em nome do povo português, saúda o Papa Leão XIV”, lê-se no comunicado da Presidência da República pouco após ter sido sabido que Robert Francis Prevost havia sido nomeado como novo Papa.

O cardeal de 69 anos é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica e o 267º homem a ocupar este cargo. Por cá, o primeiro-ministro Luís Montenegro também aproveitou para endereçar os parabéns a Leão XIV, felicitando o novo Sumo Pontífice pela sua nomeação, bem como os católicos “portugueses e de todo o mundo”, numa publicação no X, antigo Twitter. Já o líder socialista Pedro Nuno Santos projetou um pontificado de continuidade dos ideais de Francisco, confessando esperar um Papa a assumir o papel de “farol da paz, de diálogo e de dignidade humana”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.