[weglot_switcher]

Estão apurados os finalistas da 7.ª edição dos prémios Heróis PME

As categorias a concurso são Heróis PME – Microempresa; Heróis PME – Pequena Empresa; Heróis PME – Média Empresa; Transformação Digital; Internacionalização; Fator S (Sustentabilidade); e Start-up Revelação.
12 Maio 2025, 23h16

Estão apurados os finalistas da 7.ª edição dos prémios Heróis PME, uma iniciativa promovida pela Yunit Consulting que distingue Micro, Pequenas e Médias Empresas portuguesas com histórias exemplares de superação, inovação e impacto económico.

A edição de 2025 dos Prémios Heróis PME conta com o apoio de patrocinadores de referência, como o Novobanco (Banco Oficial da iniciativa), Victoria Seguros, SAGE, Action Coach, e PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados, bem como de parceiros como a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a Startup Portugal e a Associação dos Atletas Olímpicos Portugueses, entre outros.

Este ano, a iniciativa volta a bater recordes, com um total de 135 candidaturas recebidas, o que representa um aumento de 52% face a 2024, provenientes de 86 empresas diferentes – mais 56% do que no ano anterior – estando agora apuradas 35 empresas para a reta final. Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting revela que “este crescimento expressivo no número de candidaturas mostra que as PME portuguesas continuam a acreditar no seu valor e na importância de partilhar as suas histórias. É um sinal de que o movimento Heróis PME está a cumprir a sua missão: dar visibilidade às empresas que são, de facto, os pilares da nossa economia”.

Entre as sete categorias em avaliação, a categoria “Start-up Revelação” foi a que mais cresceu, registando um aumento de 250% nas candidaturas. Já a categoria “Pequena Empresa” destacou-se como a mais concorrida, com 39 candidaturas. A nível regional, os distritos de Porto, Lisboa e Leiria lideraram em número de candidaturas, enquanto os setores da informática, serviços e indústria se afirmaram como os mais representados nesta 7.ªedição.

“As empresas finalistas foram selecionadas após uma avaliação cuidada por parte da organização, que analisou critérios como a inovação, o crescimento sustentável, o impacto económico e social, e a capacidade de adaptação”, segundo a Yunit.

As categorias a concurso são Heróis PME – Microempresa; Heróis PME – Pequena Empresa; Heróis PME – Média Empresa; Transformação Digital; Internacionalização; Fator S (Sustentabilidade); e Start-up Revelação.

Cada uma das categorias conta com três finalistas, que vão agora ser avaliados por um júri independente, composto por representantes dos patrocinadores, parceiros institucionais e personalidades do setor empresarial.

No total, são 35 empresas finalistas, três por cada uma das sete categorias, que representam o melhor do talento, da inovação e da resiliência empresarial em Portugal.

Os finalistas terão acesso a um conjunto de iniciativas de mentoria e networking, incluindo a gravação de CEO Talks e podcasts temáticos sobre os principais desafios das PME. A grande cerimónia de entrega de prémios terá lugar a 27 de junho, em Lisboa, e contará com a presença de líderes empresariais, representantes institucionais e parceiros estratégicos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.