[weglot_switcher]

Dados de abril nos EUA ainda sem efeitos de tarifas

Dos dados já conhecidos relativos a abril, os efeitos da tensão são pouco visíveis em ambas as economias.
18 Maio 2025, 18h30

As exportações chinesas subiram 8,1% em termos homólogos em abril e 0,8% em cadeia, superando a previsão e mostrando uma resistência à queda de 21% no mercado americano.

A Goldman Sachs projeta um disparo nas vendas da China aos EUA nos próximos meses com os importadores a anteciparem encomendas face à incerteza ainda vigente, temendo nova escalada.

Do lado dos EUA, abril registou uma ligeira descida da inflação, de 2,4% para 2,3%, enquanto o saldo orçamental foi positivo em 258 mil milhões de dólares (230,5 mil milhões de euros), contando com o contributo de receitas diárias de 500 milhões (446,7 milhões de euros) das tarifas – bem abaixo dos 2 mil milhões anunciados por Trump.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.