[weglot_switcher]

Sporting CP: 71 anos depois, plantel mais valioso das “Big5” procura bicampeonato

Com um plantel avaliado em 487 milhões de euros e com o jogador mais valioso da liga, os ‘leões’ querem fazer o que não acontece desde 1954, conquistando o campeonato pela segunda época consecutiva.
Sporting
Sporting CP v Lille – Estadio Jose Alvalade, Lisbon, Portugal – September 17, 2024 Sporting CP’s Viktor Gyokeres celebrates scoring their first goal with teammates REUTERS/Andre Dias Nobre
16 Maio 2025, 18h30

O Sporting CP pode conquistar o bicampeonato este sábado, um feito que o emblema de Alvalade não atinge desde 1954. Para isso os ‘leões’ precisam de fazer um resultado igual ou melhor de que o rival Sport Lisboa e Benfica, diante do Vitória Sport Clube. E se a regularidade na tabela classificativa foi quase uma constante, com a equipa verde e branca a liderar a Liga em 29 das 33 jornadas disputadas, no valor de plantel o domínio do conjunto agora liderado por Rui Borges foi inequívoco.

De acordo com o site “Transfermarkt”, o ainda campeão nacional inicia a temporada avaliado em 383,5 milhões de euros (que já em setembro do ano passado era a avaliação mais alta de todos os plantéis da Liga portuguesa) a temporada acaba com um valor de mercado de 487,5 milhões: mais 104 milhões de euros.

A vitória no campeonato dá entrada na Liga dos Campeões que no caso do Sporting CP vai representar um encaixe de 36 milhões de euros, fruto do histórico na UEFA, mas entre receitas com resultados, bilhética e outras variáveis, o clube de Alvalade pode garantir pelo menos mais 20 milhões de euros. Esta época, os “leões” ganharam 48,9 milhões de euros.

Contudo, este site fará uma nova avaliação dos plantéis no final do mês de maio e é provável que os ‘leões’ cheguem aos 500 milhões de euros.

Todo este crescimento fez com que os jogadores do atual campeão nacional chegasse a um patamar difícil de alcançar: passou a ser o plantel mais valioso fora das ‘Big 5’ (cinco principais ligas europeias).

Nos salários, os campeões nacionais pagam 483 mil euros em salários por semana (25,1 milhões de euros por época). Nas contas da SAD liderada por Frederico Varandas, o relatório e contas mostra que no primeiro semestre desta temporada os “leões” tiveram um aumento considerável do passivo de 353,4 milhões de euros para 384 milhões, sendo que o ativo teve uma subida de 46,4 milhões para 420,8 milhões de euros.

Olhando para o plantel a nível individual o principal destaque vai para o sueco Viktor Gyokeres, que com 38 golos e oito assistências é o jogador mais valioso do campeonato, com 75 milhões de euros. Segundo o “Salary Sport”, o goleador aufere quase 32 mil euros por semana e 1,6 milhões de euros por ano.

À frente de ponta de lança está o médio português e também do Sporting CP, Pedro Gonçalves com um ordenado de 1,7 milhões de euros (34 mil euros por semana).

Os 75 milhões de euros de valor de mercado pode muito bem ser o encaixe que os ‘leões’ vão ter no final da temporada, com a transferência do sueco para Inglaterra, com o Arsenal na dianteira, mas com Liverpool e Manchester United a poderem intrometer-se na corrida pelo avançado.

Além de Viktor Gyokeres destacam-se no plantel do Sporting um trio de jogadores formado por Gonçalo Inácio, Morten Hujlmand e Geovany Quenda, todos avaliados em 45 milhões de euros.

Se no caso do jovem de 17 anos a transferência para o Chelsea já confirmada por 50 milhões de euros, ficando o extremo ainda em Alvalade na próxima temporada, o central português e o médio dinamarquês são dois elementos que vão estar no radar dos principais emblemas europeus no verão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.