[weglot_switcher]

Startup FootAR vence prémio de “Melhor Aplicação” na VRAR World Expo 2025 na China

A start-up portuguesa FootAR, membro do maior consórcio nacional de investigação e desenvolvimento da indústria dos videojogos, o eGames Lab, foi hoje galardoada com o prémio de Melhor Aplicação na VRAR World Expo 2025, o mais prestigiado evento asiático dedicado à Realidade Aumentada e Realidade Virtual, realizado nos dias 15 e 16 de maio na vibrante cidade de Xangai, China.
16 Maio 2025, 19h12

A startup portuguesa FootAR, membro do maior consórcio nacional de investigação e desenvolvimento da indústria dos videojogos, o eGames Lab, foi hoje galardoada com o prémio de “Melhor Aplicação” na VRAR World Expo 2025, o mais prestigiado evento asiático dedicado à Realidade Aumentada e Realidade Virtual, realizado nos dias 15 e 16 de maio na vibrante cidade de Xangai, China.

A FootAR, com sede no Funchal, foi representada pelo CEO, David Olim.

Em comunicado, a empresa sublinha que “tem vindo a consolidar-se como uma referência global no desenvolvimento de soluções imersivas em AR/VR aplicadas ao desporto, em especial enfoque no futebol. A empresa foi recentemente destacada como uma das start-ups mais promissoras de Portugal, de acordo com o Scaleup Portugal Report 2024, elaborado pela BGI e EIT Digital, entre outros reconhecimentos nacionais e internacionais”.

À margem da entrega do prémio, David Olim afirmou que este “representa um reconhecimento do esforço e dedicação incansáveis da nossa fantástica equipa, e é também uma prova de que Portugal continua a ‘dar novos mundos ao mundo’, também nas áreas da tecnologia e inovação.”

A VRAR Expo China 2025, organizada pela VRAR World, teve lugar no Shanghai Convention Center e reuniu grandes empresas do sector, incluindo Sony, HTC, Rokid, ZTE, Baidu, BMW, entre outros.

“O evento integrou não apenas uma gala de premiação, como também painéis especializados e uma vasta zona expositiva, onde foram apresentadas e testadas as mais avançadas tecnologias imersivas do mundo, num mercado onde este país se destaca”, refere.

A FootAR é uma empresa de vanguarda no desenvolvimento de plataformas de realidade aumentada. Na sua vertente desportiva, a plataforma premiada permite aos adeptos acompanhar jogos em tempo real com dados estatísticos e interativos, criando uma conexão inédita entre o evento e os fãs. A plataforma está disponível em plataformas como Android, iOS, Web, Meta Quest e Apple Vision Pro, democratizando o acesso a uma experiência imersiva sem precedentes.

Membro efetivo do consórcio eGames Lab, a startup é um projeto cofinanciado pelos fundos do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito das Agendas Mobilizadoras que tem como missão posicionar Portugal na vanguarda das indústrias criativas e tecnológicas, com foco na indústria dos videojogos, congregando 22 parceiros estratégicos públicos e privados que desempenham um papel vital na promoção da inovação a partir da sua base na Madeira.

Do eGames Lab fazem parte além da FootAR as entidades: Wowsystems, Fapptory, Yacooba, Redcatpig, Infinity Games, Walkme Mobile, 4Spiro, Solvit, Júpiter Wisdom, Greener Act, Cookies Compliance, NOS, Dream Expectation, IST-ID, Município do Funchal, Startup Madeira, ACIF, APCA, AFTM, PACT e AJEM.

Além dos vários representantes públicos oficiais Chineses, a cerimónia contou também com a presença da Cônsul-Geral de Portugal em Xangai, Sílvia Inácio, e com o Diretor da AICEP Global em Xangai, Luís Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.