A Bynd Venture Capital, sociedade de capital de risco ibérica especializada em investimento early-stage, assinala o primeiro ano de atividade do terceiro fundo, o FCR Bynd to Iberia III, no valor de 40 milhões de euros visa apoiar empresas tecnológicas com atividade em Portugal e Espanha nas fases pre-seed e seed, contando já com sete investimentos concluídos e com mais de 2,5 milhões de euros investidos.
As startups investidas são a Equall, que atua na área de Legal Tech, desenvolvendo soluções de software para o setor jurídico com recurso à Inteligência Artificial (IA); a CircuitLeap, especializada no desenvolvimento de software para o desenho e simulação de circuitos integrados; a Noxus, que alavanca a IA para automatizar processos em grandes empresas; a Mogu, focada no desenvolvimento de software de gestão para agências de viagens; a Dealcar, fundadora de uma solução tecnológica para a gestão de concessionários automóveis; a Manie, que criou uma plataforma para otimização de contratos de energia; e a Uptail, especialista na utilização de agentes de IA para automatizar vendas através do WhatsApp.
Ainda em processo de angariação de capital, com mais de 70% do montante já levantado, “o Fundo III prepara-se para um novo ano de atividade com a ambição de concluir o fundraising e atingir os 40 milhões de euros previstos, bem como de realizar entre 10 e 12 novos investimentos em startups tecnológicas na Península Ibérica”, refere a sociedade gestora do fundo.
“Paralelamente, a Bynd, através deste fundo, continuará a apoiar o crescimento e a expansão internacional das participadas, reforçando o seu posicionamento como um dos principais players de capital de risco na Península Ibérica”, refere.
Entre os principais investidores do Fundo III estão os Fond-ICO, o Grupo Nors e a Caixa Capital, assim como fundadores de startups do portfólio da Bynd e outros investidores privados e institucionais ibéricos.
“Este primeiro ano do Fundo III representa não só a validação da nossa tese de investimento, mas também um reforço claro da confiança dos nossos investidores no potencial da Península Ibérica enquanto polo de inovação tecnológica. Lançámos este fundo em maio com o objetivo de apoiar startups tecnológicas em fase inicial e já concretizámos sete investimentos. Em 2025, queremos manter um ritmo médio de um novo investimento por mês, reforçando um portfólio que estimamos que conte com 30 a 40 participadas no final do período de investimento. A nossa equipa, distribuída entre Lisboa, Porto, Madrid e Barcelona, tem sido fundamental para identificar talento promissor em toda a região e proporcionar um apoio próximo e estratégico aos fundadores e continuaremos atentos a startups com ambição global e raízes ibéricas”, refere no comunicado Francisco Ferreira Pinto, partner da Bynd Venture Capital.
A Bynd Venture Capital realça a sua “abordagem focada nos fundadores e uma rede ativa de mais de 400 parceiros e 70 empreendedores, a Bynd Venture Capital pretende continuar a consolidar o seu papel enquanto parceiro estratégico para startups tecnológicas com ambição global”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com