As mais importantes bolsas europeias beneficiaram dos ganhos em cotadas que operam nas energias renováveis, em função de uma decisão de Trump que foi favorável ao setor e deixou os mercados animados, na sessão de terça-feira. Os sinais transpareceram para Portugal, onde o grupo EDP se destacou entre as valorizações.
O presidente dos EUA suspendeu uma ordem que ditava a interrupção da construção de um parque eólico offshore avaliado em 5 mil milhões de dólares, em Nova Iorque. A energética norueguesa Equinor pode agora retomar o projeto, que vai permitir fornecer energia eólica à cidade de Nova Iorque.
Em resultado, o setor das utilities registou ganhos significativos pelas praças bolsistas de toda a Europa e Lisboa não foi exceção. Numa sessão em que o índice PSI ganhou 1,75% e alcançou os 7.376 pontos, a EDP Renováveis subiu 4,11% para 9,26 euros, ao passo que a EDP somou 2,99% até aos 9,26 euros.
As energéticas só foram superadas pela valorização de 4,88% nas ações da Mota-Engil, que alcançaram os 4,77 euros, na sequência de valorizarem perto de 10% na véspera, em função de um upgrade. Na mesma linha seguiram a Sonae, ao ganhar 2,26% até aos 1,174 euros, assim como a Corticeira Amorim, que subiu 1,68% e alcançou os 8,47 euros. O BCP saltou 1,37% para 0,6354 euros por título.
O sentimento foi amplamente positivo, de tal modo que a Galp, ao cair 0,04%, foi a única das cotadas que encerrou as negociações em terreno negativo. A energética foi castigada pelas descidas próximas de 0,7% que se registavam nos futuros do Brent e do crude à hora de fecho das bolsas.
No exterior, a liderança pertenceu a Espanha, onde também se destacaram os incrementos registados no setor energético, com valorizações de 4,60% na Solaria e 3,50% na Acciona. Ambas centram o seu negócio na produção e venda de energias de origem renovável.
Ao mesmo tempo, foi observado um incremento de 0,94% no Reino Unido, onde sobressaiu o disparo de 7,26% na capitalização de mercado do Vodafone Group, após apresentar os resultados do primeiro trimestre. Seguiram-se subidas nos restantes índices de referência, na ordem de 0,88% em Itália, 0,75% em França e 0,53% na Alemanha. Simultaneamente, o índice agregado Euro Stoxx 50 somou 0,54%.
Esta quarta-feira prossegue a época de resultados, com destaque para as contas do BCP no primeiro trimestre, que vão ser conhecidas após o encerramento dos mercados. Lá fora, Snowflake, Lowe’s, Baidoo e Zoom Video, entre outras gigantes empresariais, apresentam resultados referentes ao mesmo período.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com