[weglot_switcher]

Hovione vai apoiar expansão do campus da NOVA FCT na próxima década

Universidade NOVA de Lisboa e farmacêutica Hovione assinaram esta quarta-feira uma parceria para desenvolver colaboração científica e expandir o campus da NOVA FCT na Caparica, Almada.
21 Maio 2025, 13h04

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT e a farmacêutica Hovione assinaram esta quarta-feira um acordo de colaboração para promover o intercâmbio de conhecimento científico e apoiar o desenvolvimento contínuo do campus da Caparica, em Almada.

O acordo, que reforça o compromisso de longa duração entre as duas instituições, foi assinado por Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione, e João Sàágua, reitor da Universidade NOVA de Lisboa, na presença de Diane Villax, fundadora da Hovione. José Júlio Alferes, diretor da NOVA FCT, assinou um Memorando de Entendimento.

A parceria a dez anos inclui apoios à renovação de um dos edifícios principais da Faculdade e criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na NOVA FCT, dedicado à inovação, conhecimento, sustentabilidade e tecnologia de ponta.

Como reconhecimento desta parceria, a NOVA FCT vai baptizar o atrium principal do Edifício Departamental de Hovione Atrium. Este espaço, um dos maiores do campus, é utilizado diariamente por mais de mil estudantes, professores e investigadores, sobretudo das áreas de Química, Ciências da Vida, Conservação e Restauro e Ciências e Engenharia do Ambiente.

A Hovione vai integrar a plataforma de parceiros e será membro fundador dos futuros conselhos consultivos para o planeamento e desenvolvimento do campus, bem como para as áreas da Inovação, Ciência e Sociedade.

A empresa irá também dar uma bolsa de mérito ao melhor aluno de licenciatura ou mestrado, num curso à sua escolha.

José Júlio Alferes considera que a relação entre a Faculdade que dirige e a Hovione “é um exemplo notável de como a academia e a indústria podem caminhar lado a lado”, salientando que os próximos dez anos de “estreita colaboração entre as duas entidades” são o reflexo de uma das principais preocupações da sua instituição: “aproximar o ensino das empresas e da sociedade”.

Jean-Luc Herbeaux lembra, por seu turno, que a relação da Hovione com a NOVA FCT dura há já mais de duas décadas. “Para além do recrutamento de talento altamente qualificado, a nossa colaboração tem dado origem a diversas teses de doutoramento e mestrado desenvolvidas em contexto empresarial no âmbito do Hovione Research Program. É este compromisso duradouro com a colaboração científica e a educação que torna ainda mais significativo o reforço da nossa parceria – e o nosso apoio à criação do novo Parque de Ciência e Tecnologia”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.