A Mota-Engil colocou esta quarta-feira 95 milhões de euros em dívida verde junto de investidores de retalho, com a procura a superar a oferta e a levar a um aumento, quase para o dobro, do montante emitido.
A procura total pelas obrigações atingiu os 106,58 milhões de euros, mais 12% do que a oferta disponível, segundo a informação divulgada esta quarta-feira pela Euronext Lisboa e enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A emissão foi composta por duas ofertas, uma de subscrição e outra de troca.
A operação atraiu um total de 4.682 investidores, dos quais 2.971 na oferta de subscrição e 1.711 na oferta de troca. A maioria dos subscritores (cerca de 52%) investiu valores entre torno dos 3.000 euros e 10 mil euros.
Do valor total, 62 milhões foram realizados na OPS para a subscrição de novas obrigações e 33 milhões para a troca de obrigações existentes.
Os resultados desta emissão refletem a confiança no longo histórico da Mota-Engil, que está cotada em bolsa desde 1987, bem como o reconhecimento da sua estratégia de desenvolvimento. A empresa apresentou os melhores resultados de sempre em 2024 e prevê um crescimento contínuo para 2025, com foco na rentabilidade, em conformidade com o seu Plano Estratégico.
Com esta operação de dívida, a Mota-Engil dá continuidade à emissão de obrigações ligadas à sustentabilidade, após ter sido pioneira em 2021 com a primeira emissão deste tipo no mercado de retalho em Portugal. Esta nova emissão também incluiu uma operação de troca no valor aproximado de 33 milhões de euros, evidenciando a solidez do produto financeiro e a sua atratividade para os investidores.
A operação contou com a coordenação do Caixa BI, Haitong, Millenium Investment Banking e novobanco, e teve um sindicato de colocadores abrangente, incluindo várias instituições financeiras. A Vieira de Almeida & Associados atuou como assessor jurídico do emitente, enquanto a CS’Associados assessorou os colocadores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com