[weglot_switcher]

SIBS e EDP anunciam parceria para combater a fraude

A parceria consiste na criação de um canal direto entre a EDP e a SIBS, que desde fevereiro permitiu bloquear mais de 250 referências fraudulentas, evitando prejuízos aos clientes na ordem dos 65 mil euros.
22 Maio 2025, 11h46

A elétrica EDP e a empresa de serviços financeiros SIBS anunciaram esta quinta-feira, 22 de maio, uma parceria estratégica para reforçar o combate à fraude e promover um maior sentimento de segurança nos consumidores.

A parceria consiste na criação de um canal direto entre a EDP e a SIBS, levando a que esta entidade consiga cancelar as referências fraudulentas de pagamento que foram reportadas pelos consumidores à EDP”, explicam as parceiras em comunicado enviado às redações.

Como resultado, nos primeiros três meses do ano, EDP e SIBS confirmaram e “bloquearam 100% dos casos reportados com evidências, impedindo que estas ações fraudulentas afetassem mais pessoas”. Número redondos, adiantam, bloquearam mais de 250 referências fraudulentas desde fevereiro deste ano, evitando prejuízos aos clientes na ordem dos 65 mil euros.

“Nos últimos anos, a EDP tem reforçado a estratégia de combate à fraude, com uma comunicação constante com os seus clientes, nomeadamente ao enviar periodicamente mensagens de segurança a grupos mais vulneráveis e ao preparar os canais da empresa (contact center, lojas, etc.) para ajudar rapidamente qualquer consumidor que possa estar a ser alvo de fraude, cada vez mais sofisticadas”, salienta Hugo Gouveia, administrador da EDP Comercial. O gestor reafirma que o débito direto é “uma forma de pagamento segura, automática e eficaz, que reduz significativamente o risco de burlas e oferece maior tranquilidade a todos os envolvidos”. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.