A Egas Moniz School of Health & Science acaba de dar mais um passo decisivo no seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética, ao assinar um protocolo com a Greenvolt Comunidades para a criação de uma Comunidade de Energia nas suas instalações. Esta parceria tem um impacto que vai muito além do campus universitário: a energia renovável gerada em excedente poderá beneficiar também as comunidades no raio de quatro quilómetros, contribuindo para uma região mais sustentável.
Segundo a faculdade, “através deste protocolo, a Faculdade Egas Moniz integra uma Comunidade de Energia Renovável promovida pela Greenvolt, um modelo inovador de produção e partilha de energia limpa. Ao instalar uma UPAC nos seus edifícios, a instituição torna-se não apenas produtora de eletricidade verde para consumo próprio, mas também um motor de partilha com outras entidades e residentes da área envolvente”.
“Acreditamos que as instituições de ensino superior têm um papel fundamental na liderança por exemplo. Com esta iniciativa, não estamos apenas a reduzir a nossa pegada ecológica, estamos a estender o impacto positivo à comunidade local, tornando-nos catalisadores de uma mudança mais verde e consciente,” afirmou José João Mendes, presidente da direção da Egas Moniz School of Health & Science.
A instituição frisou que “este modelo de comunidade energética promovido pela Greenvolt permite que a energia produzida pela UPAC seja partilhada com consumidores localizados até quatro quilómetros de distância, fomentando a descentralização da produção energética e incentivando a utilização de fontes renováveis. Trata-se de uma solução que alia inovação tecnológica, responsabilidade ambiental e solidariedade energética”.
“As Instituições de ensino reúnem excelentes condições para a implementação de comunidades de energia, tanto pelas características das suas infraestruturas – com espaço disponível, principalmente nas coberturas dos edifícios – bem como pelo perfil do consumo de eletricidade – residual durante os fins-de-semana ou férias escolares – o que lhes permite produzir energia limpa e partilhar o excedente não consumido com a comunidade. Estamos, por isso, satisfeitos com mais este bom exemplo no setor do ensino e pela confiança demonstrada pela Egas Moniz School of Health & Science no nosso modelo”, referiu João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com