[weglot_switcher]

UE e Reino Unido inauguram relação pós-Brexit

Keir Starmer é o primeiro primeiro-ministro trabalhista da era pós-Brexit e foi ele quem conseguiu fazer surgir um novo entendimento económico (mas não só) entre o país que dirige, o Reino Unido, e a União Europeia.
25 Maio 2025, 08h00

Entre conservadores que não queriam esse entendimento (Boris Johnson) ou que não o conseguiram (Rishi Sunak ou Theresa May), Starmer conseguiu, sem que para isso precisasse de um grande esforço, fechar um acordo com os antigos parceiros que permitirá acrescentar 9 mil milhões de libras (cerca de 10,7 mil milhões de euros) à economia do Reino Unido e reduzir os preços dos alimentos e de outros bens de consumo massificado.

Para trás fica também (pelo menos em parte) a inconcebível fronteira imaginária situada algures no Mar da Irlanda e que motivou o esvaziamento dos supermercados britânicos e a formação de filas intermináveis de camiões à entrada do Reino Unido.

O acordo concederá aos pescadores da União acesso às águas britânicas por mais 12 anos e abrirá caminho para a remoção de controlos sobre as exportações de alimentos britânicos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.