As empresas estão a encontrar uma solução alternativa para minimizar o impacto mais significativo das tarifas, usando uma legislação de décadas atrás conhecida como “regra da primeira venda”, segundo a “CNBC”.
Na lei alfandegária dos EUA, a regra da primeira venda permite que importadores americanos usem o preço da primeira venda em diversas transações para calcular taxas alfandegárias.
Por exemplo, um fabricante chinês vende uma camisola para um vendedor de Hong Kong por 5 dólares. Esse vendedor de Hong Kong então vende a camisola para um americano por 10 dólares. Esse americano então vende a camisola aos consumidores por 40 dólares.
Pela regra da primeira venda, o retalhista dos EUA pode pagar o imposto de importação sobre o preço inicial de 5 dólares do produto, em vez dos 10 dólares inflacionados pelo vendedor, eliminando assim o custo associado ao lucro do intermediário.
“O que as regras permitem é usar o preço de venda inicial da fábrica para o fornecedor para determinar o preço final do imposto”, disse Brian Gleicher, advogado e membro da Miller & Chevalier Chartered, à CNBC por telefone.
A regra da primeira venda existe desde 1988, mas ganhou atenção renovada durante o primeiro governo do presidente dos EUA, Donald Trump, e agora, durante o mais recente regime tarifário.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com