[weglot_switcher]

Guerra de preços iniciada pela BYD leva rivais a afundar em bolsa

As ações da própria BYD e dos seus rivais afundaram na bolsa de Hong Kong, após a companhia anunciar cortes de preços na China que chegam a superar mais de 30% em alguns modelos.
BYD
A BYD Build Your Future logo during the 101st Brussels Motor Show at Brussels Expo in Brussels, Belgium, 16 January 2025. The event takes place from 10 to 19 January 2025. EPA/OLIVIER MATTHYS
26 Maio 2025, 13h18

As produtoras chinesas de carros elétricos caíram hoje em bolsa depois de a BYD ter anunciado cortes nos preços dos seus automóveis que chegam a atingir mais de 30% em alguns modelos.

As ações da própria BYD caíram mais de 8% na bolsa de Hong Kong, com as ações da Great Wall Motor e da Geely a descerem mais de 5%.

A companhia sediada em Shenzen, do outro lado da fronteira de Hong Kong, anunciou o desconto em 22 dos seus modelos elétricos e híbridos no mercado chinês até ao fim de junho.

A guerra de preços no maior mercado automóvel mundial tenta reavivar as vendas de carros elétricos, cujo crescimento tem vindo a desacelerar à boleia da fraca confiança dos consumidores numa economia chinesa apática.

“Apesar de alguns destes descontos datarem de abril, o anúncio oficial envia um forte sinal” à concorrência, segundo o analista Tim Hsiao do Morgan Stanley, citado pela “Bloomberg”.

Já os analistas do Citi Research esperam que os rivais da BYD respondam com cortes, como já aconteceu com a Chongqing Changan Automobile Co. e com a Zhejiang Leapmotor Technologies Ltd.

Os cortes da BYD colocam os rivais sob pressão, que vão ter de responder com cortes e veem as suas margens cada vez mais reduzidas. Os modelos mais baratos são os mais pressionados, com menos margens por onde cortar.

O grupo automóvel registou o seu melhor mês de vendas este ano durante o mês de abril, a caminho da meta de 5,5 milhões de carros vendidos este ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.