A Câmara Municipal do Porto acaba de lançar dois novos instrumentos de promoção turística da cidade: a plataforma digital ‘Plan Your Journey’ e o renovado Mapa Turístico Oficial do Porto. Estes projetos, conforme indicado em comunicado, “surgem como uma materialização da estratégia de promoção do destino, que organiza a cidade em oito quarteirões turísticos, com o propósito de promover a descentralização dos fluxos turísticos, a valorização da autenticidade local e o equilíbrio entre a experiência dos visitantes e a qualidade de vida dos residentes”.
“Estes novos instrumentos nascem da vontade de mostrar mais Porto, indo além dos circuitos tradicionais e revelando as múltiplas camadas culturais, humanas e históricas da cidade”, afirmou Catarina Santos Cunha, Vereadora de Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal do Porto, citada no comunicado. “A criação dos quarteirões turísticos e a aposta em novas narrativas e percursos temáticos são peças-chave para posicionar o Porto como um destino mais equilibrado, inclusivo e sustentável”.
A nova plataforma digital, disponível em português, inglês, espanhol e francês, “convida os visitantes a explorar a oferta turística da cidade, apresentando roteiros e pontos de interesse organizados por temáticas. A ligação à oferta gastronómica também é reforçada no novo portal, com sugestões de restaurantes que representam a identidade local”. Trata-se de um verdadeiro guia de descoberta, com conteúdos multimédia imersivos, incluindo testemunhos na primeira pessoa e vídeos com registo documental. Os primeiros quatro roteiros disponíveis são: “Artesanato e Cultura”; “Silêncio”; “Ecos da Literatura” e “Atlântico”.
Com um design renovado, foi também apresentado o Mapa Turístico Oficial do Porto, uma nova ferramenta de apoio ao setor. “A ser distribuído nos postos de turismo, aeroporto e vários outros pontos de interesse, incluindo unidades de alojamento e outros equipamentos para acolhimento dos hóspedes e/ou visitantes, o Mapa dará a conhecer a nova configuração da promoção turística da cidade, alicerçada em oito quarteirões, com roteiros de visita que se estendem a todo o território: Baixa, Histórico, Boavista, Atlântico, Campanhã, Bonfim, República e Universitário”.
“Mais do que plataformas de promoção turística, estes são instrumentos essenciais à concretização da nossa visão de gestão sustentável e equilibrada do destino. Por um lado, prestamos um melhor serviço aos visitantes, que cada vez mais procuram experiências autênticas e personalizadas, ao mesmo tempo que aliviamos a pressão sobre o centro histórico, salvaguardamos o bem-estar dos residentes e ampliamos oportunidades para o setor do turismo, criando novos polos de atratividade”, acrescenta a Vereadora do Município do Porto.
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