A empresa de veículos elétricos NIO anunciou a expansão da sua atividade para Portugal, Grécia, Chipre e Bulgária e ainda o realinhamento da sua estratégia para a Dinamarca. A marca está a desenvolver uma estratégia de expansão da sua marca no mercado europeu que deve decorrer entre 2025 e 2026.
Este mês a empresa de veículos elétricos já tinha anunciado a expansão para sete mercados europeus (Bélgica, Luxemburgo, Áustria, Hungria, República Checa, Polónia e Roménia).
“Para Portugal a NIO coopera desde 2025 com o JAP Group, um dos líderes da mobilidade no Sudoeste da Europa como mais de 1120 anos de experiência na indústria automóvel. O Motodynamics Group, fundado em 1969 e internacionalmente ativo desde 1990, vai ser o parceiro para a Grécia em 2025 e para o Chipre e Bulgária em 2026”, referiu a NIO.
O responsável pelo negócio europeu da NIO, Thijs Meijling, referiu que a Europa tem sido “um pilar chave” na estratégia global da marca, com um “potencial forte” ao nível da mobilidade inteligentes e centrada no utilizador.
“Trabalhar com redes de distribuidores estabelecidas e parceiros com uma experiência profunda do mercado vai permitir-nos escalar a nossa atividade de uma forma sustentável e trazer para novos mercados produtos que sejam mais eficientes”, acrescentou Thijs Meijling.
A NIO confirmou ainda que vai realinhar a sua distribuição na Dinamarca como o próximo passo no seu caminho de crescimento no mercado europeu. Esse caminho será feito com a Nic. Christiansen Group, com a marca a referiu que o Nic. Christiansen Group é um dos líderes na mobilidade na Escandinávia, e será um dos distribuidores das suas marcas, com as entregas a começarem em 2025.
“Nos últimos dois anos ganhamos insights valiosos sobre a diversidade dos mercados europeus e também sobre a importância de trabalharmos com parceiros locais. Enquanto o nosso modelo ‘direct-to-consumer’ continua a ser core na nossa estratégia vamos acelerar o nosso desenvolvimento de mercado ao colaborar com distribuidores na Europa. O Nic. Christiansen Group traz décadas de experiência regional, o que vai ajudar a adaptar a experiência NIO às dinâmicas únicas do mercado dinamarquês”, disse Thijs Meijling.
A empresa sublinhou que o lançamento em Portugal, Grécia, Chipre e Bulgária e o início do modelo de distribuição na Dinamarca “marca uma nova fase” na expansão europeia da NIO, refletindo o compromisso de longo prazo com a região.
“Ao prosseguirmos uma estratégia bem pensado e multi-canal, a NIO vai aumentar o seu alcance na Europa ao mesmo tempo que continua a construir o seu negócio assente numa estratégia ‘direct-to-consumer‘ e com uma rede de serviços em regiões que consideramos chave”, acrescentou a NIO.
Nestes mercados vão estar disponíveis os seguintes modelos da marca: NIO EL6; NIO EL8; NIO ET5; NIO ET5 Touring, e firefly.
Em junho a NIO tinha anunciado uma cooperação com o Hedin Mobility Group para a Bélgica e Luxemburgo e uma parceria estratégica com a AutoWallis. “Como parte desta colaboração, as operações de vendas e serviços na Áustria e Hungria estão previstas começar em 2025, seguidas pela República Checa, Roménia e Polónia”, acrescentou a marca.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com