A APCRI – Associação Portuguesa de Capital de Risco, em comunicado, aplaude medidas do Governo para dinamizar fundos que invistam na economia.
“A criação de um fundo de fundos, bem como medidas para incentivar a participação de investidores institucionais privados em fundos de capital de risco”, são pontos do Programa do Executivo de Luís Montenegro saudados pela Associação.
“Para que a economia cresça e produza mais emprego qualificado, é necessário capitalizar empresas e startups, o que só se consegue com mais capital privado e uma política de longo prazo por parte do Estado”, afirma Stephan de Moraes, presidente da APCRI.
A Associação Portuguesa de Capital de Risco – APCRI considera muito positivo para o futuro da economia nacional o programa do Governo hoje apresentado na Assembleia da República no que toca à dinamização do capital de risco. “Quer a constituição de um fundo de fundos sob gestão do Banco Português de Fomento, quer a intenção de incentivar investidores institucionais, como fundos de pensões ou seguradoras, a participarem em fundos que invistam nas empresas nacionais, são duas medidas que a APCRI considera irem na direção certa”, sublinha.
“Estas duas medidas podem ser uma boa resposta de Portugal às necessidades detetadas pelo Relatório Draghi e a que o quadro estratégico Bússola para a competitividade da Comissão Europeia pretende dar resposta, colmatando a dependência nacional e europeia de capital externo à Europa e o défice de inovação face aos Estados Unidos e a países orientais, como a China ou a Coreia do Sul”, afirma Stephan de Moraes, presidente da APCRI.
“Para que a economia portuguesa cresça e produza mais emprego qualificado, é necessário aumentar o peso das empresas industriais e tecnológicas no produto do país, o que só se consegue com mais capital privado e mais gestão profissional, que é o que estas medidas vêm promover, nomeadamente através de fundos de investimento de capital de risco”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com