O primeiro protótipo de barco solar da FEUP Academic Solar Team é apresentado hoje, 26 de junho, no auditório José Carlos Marques dos Santos, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
“Atlântico” alia inovação à sustentabilidade, através do desenvolvimento de uma embarcação de competição movida a energia solar, com um sistema de transmissão sem engrenagens (gear-less drivetrain), estruturas sandwich em cortiça e fibra de linho, e ainda a adoção de hidrofoils, que permitem triplicar a eficiência do sistema propulsor a determinadas velocidades.
O projeto da FEUP Academic Solar Team (FAST), fundada em novembro de 2023, envolve estudantes de vários cursos de engenharia da Faculdade, que querem demonstrar que é viável a mudança do setor do transporte marítimo para soluções mais sustentáveis. Que é possível “remar” em direção a um azul mais verde –towards a greener blue –, numa altura em que o transporte marítimo tem um papel preponderante nas trocas de mercadorias em todo o mundo, muito com recurso a combustíveis fósseis.
A equipa FEUP Academic Solar Team é liderada por João Alegre, distinguido em março deste ano com o prémio de Cidadania Ativa da Universidade do Porto pelo seu envolvimento no projeto.
“Podermos levar um barco produzido em Portugal a competições internacionais, com a ajuda de empresas portuguesas, é algo de que nos enche de orgulho – explica João Alegre – O facto de o ‘Atlântico’ ser um barco com hydrofoils (uma estrutura semelhante a uma asa que, quando submersa, gera sustentação ao levantar o barco acima da água) permite-nos diferenciar dos barcos sem esta estrutura porque conseguimos triplicar a eficiência do protótipo, fazendo com que seja preciso muito menos energia para fazer o barco andar e obter uma boa performance”.
Outra das novidades, acrescenta, é a natureza do casco, que utiliza fibra de linho, um componente totalmente natural. “O uso da fibra de linho em componentes estruturais é algo ainda não muito estudado, portanto tivemos de fazer pesquisa e realizar testes computacionais, e em laboratório, de modo a garantir que conseguíamos inovar nesta área”, revela.
A equipa da FEUP é a segunda em Portugal a desenvolver este conceito de embarcação, e a primeira da zona norte do país, e competirá, já este verão, nas provas europeias da modalidade. A estreia será no Portugal Boat Challenge, no início de setembro, primeira prova da modalidade realizada no país. Seguir-se-á, em outubro, a prova italiana Sardinia Innovative Boat Week”, na ilha italiana de Sardenha. Antes, porém, em agosto, a FEUP Academic Solar Team levará a cabo uma demonstração das capacidades do protótipo nas águas do mar do porto de Leixões.
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