[weglot_switcher]

Recém diplomados inscritos no IEFP são apenas 2,4%

O ano de 2025 é no conjunto dos últimos nove anos, o que regista as taxas mais baixas: 2,4% Ensino Superior Público e 2,5% no Ensino Superior privado, de acordo com o portal Infocursos.
27 Junho 2025, 00h01

O número de licenciados inscritos nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) tem vindo a cair anos após anos.

O ano de 2025 é no conjunto dos últimos nove anos, o que regista as taxas mais baixas: 2,4% Ensino Superior Público e 2,5% no Ensino Superior privado.

Os dados constam do Portal Infocursos  e comparam com 7,2% no público e 5,4% no privado, em 2017.

Nas mais de mil licenciaturas e mestrados integrados há 87 cursos com taxas de desemprego zero, com destaque para os cursos da área da saúde, mas também há vários cursos que habilitam os diplomados para dar aulas.

Em contrapartida, há 80 cursos com uma taxa de desemprego acima da média nacional em 2023, que chegou aos 6,5%.

Os 80 cursos com maior percentagem de alunos que se inscreveram no IEFP são maioritariamente ministrados em institutos politécnicos (48), sendo que a formação com a maior taxa de desemprego é o de Serviço Social, da Universidade Católica.

Nestes cursos que parecem levar a mais casos de desempregados – 78 licenciaturas e apenas dois mestrados – diplomaram-se 8.665 alunos, a maioria em instituições públicas (59 públicos vs 21 privados).

O portal Infocursos, gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), disponibiliza informação estatística detalhada sobre cursos superiores contribuindo, por exemplo, para apoiar os estudantes nas escolhas da instituição e do curso que desejam frequentar.

A versão de 2025 do portal disponibiliza informação atualizada sobre todos os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), licenciaturas 1.º ciclo, mestrados integrados e mestrados do 2.º ciclo do país, num total de 6.225 pares estabelecimento/curso associados a 287 estabelecimentos/unidades orgânicas de Educação Superior. Por ser consultada aqui: https://infocursos.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.