O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou esta segunda-feira, 15 de abril, que os Estados Unidos iam emergir desta disputa comercial com a China como vencedores. A guerra comercial entre as duas principais potências mundiais começou em 2018, depois de Trump anunciar a intenção de impor tarifas a produtos chineses.
“Vamos ganhar de qualquer maneira. Ou ganhamos por conseguirmos um acordo ou ganhamos por não conseguirmos um acordo”, garantiu Trump durante uma visita à cidade de Burnsville, no estado do Minnesota, diz a agência Reuters.
Os dois países com as maiores economias estão em confronto há nove meses e a guerra comercial já custou vários milhões de dólares, com diversos mercados financeiros a ficarem agitados.
A administração do presidente norte-americano impôs tarifas no valor de 250 mil milhões de dólares (221 mil milhões de euros) em importações de produtos provenientes da China, de forma a pressionar um fim às políticas que, de acordo com o gabinete de Washington, prejudicam as empresas dos Estados Unidos que competem com os chineses. A China respondeu com as suas próprias tarifas sobre os produtos que chegam dos Estados Unidos.
O secretário do Tesouro do governante, Steve Mnuchin, afirmou na segunda-feira que os negociadores para esta disputa comercial estão a fazer progressos. No entanto, sublinhou, em entrevista à Fox Business Network, que há mais trabalho a ser feito, nomeadamente a fiscalização.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com