[weglot_switcher]

CEO do Blue Target diz que há escassez de recursos humanos na restauração no Norte

O grupo Blue Target tem cerca de 120 colaboradores e prevê fechar o ano com uma faturação de 7 milhões de euros. “Os planos de expansão refletem a resposta a uma procura turística em crescimento, mas estão a ser seriamente ameaçados pela escassez de profissionais disponíveis”, alerta a empresa.
29 Junho 2025, 08h22

O setor da restauração no Norte de Portugal continua a enfrentar um desafio estrutural de grande impacto: a escassez de recursos humanos. Quem o diz é Carlos Santos, CEO do grupo Blue Target.

O grupo Blue Target tem cerca de 120 colaboradores e prevê fechar o ano com uma faturação de 7 milhões de euros.

“Os planos de expansão refletem a resposta a uma procura turística em crescimento, mas estão a ser seriamente ameaçados pela escassez de profissionais disponíveis”, alerta a empresa.

O grupo Blue Target, que gere 12 espaços de restauração, principalmente no Porto e Vila Nova de Gaia, alerta assim para a dificuldade crescente em recrutar profissionais para o setor da restauração. “Apesar de oferecer condições acima da média, a empresa está a sentir os efeitos desta escassez que trava a expansão e a capacidade de investimento”, revela o CEO.

Em comunicado o gestor diz que o grupo “tem sentido esse problema de forma particularmente acentuada numa fase de crescimento da empresa, que inclui a abertura de dois novos espaços no Porto até ao final do ano”.

“Estima-se a necessidade de contratar cerca de 30 colaboradores nos próximos meses, mas atingir essa meta tem-se revelado uma tarefa complexa”, revela o grupo em comunicado.

“Mesmo praticando salários acima da média do setor e evitando horários repartidos, temos enfrentado enormes dificuldades em encontrar colaboradores disponíveis”, afirma Carlos Santos, CEO do grupo de restauração Blue Target.

“A situação torna-se ainda mais crítica nos meses de maior afluência turística, quando a procura atinge o seu pico e as equipas ficam sob uma pressão acrescida. Esta escassez de mão de obra está a travar investimentos que poderiam ser altamente benéficos para a economia local e para o desenvolvimento urbano”.

Entre os 12 espaços de restauração do grupo, localizados em Lisboa, Porto e Vila Nova de Gaia, estão os emblemáticos Sala de Prova e Esplanada Jardim do Morro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.