[weglot_switcher]

Setor do turismo em Portugal prevê crescimento em 2025 com aumento nas compras online

Segundo o ‘Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025’, 84% dos cidadãos planeiam comprar viagens pela internet.
1 Julho 2025, 15h19

O setor do turismo em Portugal atingiu números recorde no ano passado, representando 19% do PIB e mais de 14,4% das exportações. O Secretário de Estado do Turismo estima que esses números possam ser superados em até 5% até 2025.

O volume de viagens e serviços turísticos adquiridos pelos portugueses online está a aumentar. Segundo o ‘Estudo Webloyalty de Compras Online em Portugal 2025’, 84% dos cidadãos planeiam comprar viagens pela Internet, sendo que um em cada cinco residentes nas zonas de Lisboa e Setúbal pretende aumentar essas compras em comparação a 2024.

As viagens são a segunda categoria mais comprada online, com 63% dos portugueses a adquirirem serviços turísticos pela internet, logo atrás da moda (78%). A percentagem de compras online de viagens sobe para quase 70% na região Centro e desce para 50% no Alentejo.

Em termos de gastos, 32% dos portugueses investem menos de 300 euros por viagem em reservas online, e outros 32% gastam menos de 500 euros. Embora haja variações regionais, os residentes da Madeira destacam-se com 22% a gastar mais de 1.000 euros, enquanto 40% dos habitantes da zona de Faro gastam menos de 300 euros.

Quanto às compras de viagens online, 73% dos portugueses reservam alojamentos, 51% optam por transporte, 33% compram bilhetes e atividades, e 25% adquirem pacotes de férias.

O verão, uma época de alta para o turismo, é também um momento propício para o cashback, uma forma de poupança que está a ganhar popularidade.

Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Iberia e Brasil, destaca que plataformas como o Compra e Poupa oferecem reembolsos de, no mínimo, 10% em compras, tornando-as atraentes para os consumidores.

A concorrência acirrada no verão representa um desafio para o setor, que procura alternativas para ajustar as margens.

O estudo indica que 20% dos portugueses compram mais online durante esta época, sugerindo que as empresas turísticas que implementam soluções de Retail Media podem gerar receitas adicionais e fidelizar clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.