Pelo menos 13 iniciativas audiovisuais e cinematográficas vão receber financiamento de um fundo global em Moçambique no valor de 6,5 milhões de meticais (86 mil euros), anunciou hoje o Governo moçambicano.
Os resultados do concurso para a seleção dos projetos, divulgados pelo Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC) de Moçambique, entidade subordinada ao Ministério da Educação e Cultura, indicam que foram aprovados para o financiamento quatro projetos de produção de curtas-metragens, em igual número das de produção de vídeoclipes.
Na categoria de produção de documentários foram aprovadas duas iniciativas: um projeto de produção e exibição de peças teatrais e dois projetos de projeção de filmes.
Os projetos de audiovisual e cinematografia vão ser financiados pelo fundo de 6,5 milhões de meticais anunciados em 16 de outubro pelo Governo moçambicano.
Trata-se da segunda edição do concurso de apoio e financiamento ao audiovisual e cinema, lançado pelo INICC de Moçambique, e que visa fundamentalmente incentivar e apoiar a divulgação e internacionalização da cultura moçambicana.
“O lançamento e disponibilização de 6,5 milhões de meticais para esta segunda edição é um facto de que muito nos orgulhamos”, disse, em 16 de outubro de 2024, a então ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, durante a cerimónia de lançamento do concurso, em Maputo.
“Esta edição vai abranger todo o país e pretende apoiar ou financiar a produção cinematográfica com enfoque nos novos talentos e primeiras obras, produção de videoclipes musicais, distribuição e exibição de obras audiovisuais e cinematográfica”, referiu a ministra.
O Ministério da Cultura e Turismo lançou em 2020 a primeira edição deste concurso, para financiamento e apoio audiovisual e cinematográfico, tendo disponibilizado na altura cinco milhões de meticais (66,2 mil euros) para apoiar o setor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com