[weglot_switcher]

CTT fecham parceria com Natulim no e-commerce

Sedeada em Barcelona, a Natulim é uma gama de detergentes de roupa em forma de tiras biodegradáveis 100% livres de plástico.
1 Julho 2025, 16h10

Os CTT – Correios de Portugal fecharam uma parceria com a Natulim e são o distribuidor exclusivo da marca em Portugal.

Sedeada em Barcelona, a Natulim é uma gama de detergentes de roupa em forma de tiras biodegradáveis 100% livres de plástico.

A Natulim opera num modelo de e-commerce com envios recorrentes, mas a sua estratégia de marketing passa também pelo envio de amostras, pelo que as suas características de volume e peso exigiram uma adaptação da operação logística ao envio também via correio.

Com atividade regular desde agosto do ano passado, a Natulim expede cerca de quatro mil artigos por mês.

“Uma vez que a marca prioriza práticas amigas do ambiente, a logística oferecida pelos CTT responde com embalamentos em cartão, reutilizando como enchimento caixas de fornecedores e retirando qualquer plástico do processo”, refere a empresa.

“Esta colaboração insere-se na estratégia de desenvolvimento dos CTT de ter soluções de fulfillment standardizadas para suportar as empresas nos seus processos logísticos e complementados com as nossas soluções de distribuição. Estes serviços têm sido definidos nos com uma matriz transversal de sustentabilidade nos CTT, que tem vindo a apostar em soluções inovadoras que contribuam para a redução do impacto ambiental ao longo de toda a cadeia logística. Ao trabalhar com empresas que partilham os mesmos valores ambientais, como a Natulim, os CTT reafirmam o seu papel enquanto agente ativo na construção de um futuro mais consciente”, destaca o Diretor de Expresso e Logística dos CTT, Francisco Travassos.

Para a Natulim, esta parceria com os CTT “representa um passo importante na nossa missão de promover a sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental. Trabalhar com um parceiro logístico que partilha os mesmos valores de respeito pelo meio ambiente, seja através de soluções inovadoras como a utilização de embalagens em cartão, a eliminação do plástico nos processos de distribuição, ou a adoção de lockers e transportes elétricos, é fundamental para o nosso compromisso com um futuro mais verde. Com esta colaboração, conseguimos não só garantir uma entrega eficiente e segura dos nossos produtos em todo o território nacional, mas também contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2, alinhando-nos com os nossos valores de sustentabilidade, tanto nos consumíveis quanto nos processos logísticos”.

Os CTT são hoje um operador logístico de e-commerce, com uma forte presença ibérica, com um total de 25 centros automatizados para distribuição em Portugal e em Espanha, além de 3 centros dedicados à atividade de fulfillment.

“A combinação destes centros de armazenagem topo de gama com uma rede ibérica de entregas, apoiada por mais de 4.000 veículos, com capacidade de entrega em toda a Ibéria em apenas 24 horas, garantem uma forte competitividade de serviços”, refere a empresa.

Para fazer face a uma operação cada vez maior e mais complexa, os CTT têm investido na expansão da sua operação logística, contando atualmente com 50 mil metros quadrados em Portugal destinados a esta área, divididos por três localizações: Benavente (30,000m2), Porto Alto (12.000m2) e Famões (8.000m2).

Estes três espaços estão totalmente equipados para oferecer serviços de logística aos nossos clientes de retalho, seja qual for a sua dimensão. “Nestas instalações fazemos a receção de mercadorias; a armazenagem e gestão de stocks; o picking (selecão dos produtos armazenados para serem embalados) o embalamento e personalização de encomendas; a etiquetagem, expedição e tracking; todo o processo de logística inversa (devoluções) e ainda o controlo de qualidade e inventários”, referem os CTT.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.