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Turismo do Alentejo apresentou duas candidaturas ao Programa Alentejo 2030

O Turismo do Alentejo (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo) apresentou ontem duas candidaturas ao Programa Alentejo 2030: PROVERE Enotur e Promoção Internacional do Calendário de Eventos Alqueva.
1 Julho 2025, 22h10

O Turismo do Alentejo (Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo) apresentou ontem duas candidaturas ao Programa Alentejo 2030: PROVERE Enotur e Promoção Internacional do Calendário de Eventos Alqueva.

Estas iniciativas inserem-se no âmbito das estratégias de marketing e dinamização territorial do PROVERE, num total de investimento que ultrapassa os 700 mil euros.

“No caso do PROVERE Enotur queremos daqui a 2 anos ter das plataformas tecnológicas mais avançadas do mundo para a promoção e apoio à comercialização dos produtos ecoturísticos”, adianta José Santos, Presidente da Entidade Regional do Alentejo e do Ribatejo. “Acreditamos muito no papel do Enoturismo como bandeira do turismo da Região, quer para o Alentejo, quer para o Ribatejo”, acrescenta.

“Estamos empenhados em superar limitações estruturais na comunicação integrada, promoção digital e na visibilidade internacional da região enquanto destino de enoturismo sustentável”, refere no comunicado José Santos.

“O Portal Enotur e a campanha de ativação digital que faremos com o seu lançamento vai colocar-nos na vanguarda da comunicação de destinos de vinho, de gastronomia e de cultura”, acrescenta.

A outra operação candidatada foi a da “Promoção Internacional do Calendário de Eventos Alqueva” e, segundo a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Esta candidatura constitui um dos projetos-âncora da EEC “ALQUEVA + Inovador”, que se enquadra “no Eixo Estratégico IV – Promoção dos produtos do território do Lago Alqueva, concretamente na Linha de Ação 7, e que visa a promoção dos ativos territoriais através de campanhas de comunicação estruturadas e direcionadas para mercados-alvo estratégicos”.

De acordo com o mesmo responsável pelo Turismo do Alentejo, este projeto “assume como desígnio afirmar o destino Alqueva” no panorama internacional, através da promoção externa de um calendário de eventos diversificado e articulado, composto por iniciativas culturais, turísticas e gastronómicas a realizar nos municípios da área de influência do EFMA.

Os mercados-aposta são o da Alemanha, de França e de Inglaterra”, conclui José Santos, também presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

Prevê-se que o resultado das candidaturas seja conhecido antes do final deste ano.

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