A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) promoveu, nesta segunda-feira, dia 30 de junho, o workshop “Finfluencers – The Way Forward”, que contou com a participação de um conjunto de Autoridades Nacionais Competentes (ANC), assim como da ESMA (European Securities and Markets Authority).
O encontro teve como objetivo debater temas de interesse comum associados ao papel e às atividades desenvolvidas pelos finfluencers no âmbito do mercado de capitais e promover a cooperação entre as ANC nesta matéria, potenciando a eficácia da sua ação de supervisão.
O crescimento da presença de finfluencers nas redes sociais representa simultaneamente oportunidades e desafios, também a nível da supervisão do mercado de capitais e da proteção do investidor, defende o regulador dos mercados.
A CMVM é do entendimento que os intermediários financeiros que recorrem a estes finfluencers são os responsáveis finais pelo cumprimento das regras, independentemente de delegarem a promoção a terceiros no universo digital.
Recentemente o Público noticiou que a CMVM detectou 60 irregularidades cometidas por influencers, sendo que em alguns casos já houve mesmo processos de contra-ordenação.
Durante a sessão de segunda-feira, as autoridades partilharam experiências de supervisão associadas, entre outros fatores, às características das atividades dos finfluencers e os desafios que tal coloca para os supervisores.
Falou-se também de metodologias de identificação da ação dos finfluencers e do impacto da atividade transfronteiriça a este nível.
“Este workshop representa mais um passo na construção de uma abordagem coordenada face aos desafios emergentes para a supervisão do mercado de capitais no contexto digital, fomentando a partilha de experiências com vista a assegurar que o crescimento da utilização dos canais digitais seja acompanhado de adequada proteção dos investidores”, refere.
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