O mercado imobiliário português continua sob grande pressão; contudo, cerca de 70% da população já tem casa própria, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Um estudo da Escolha do Consumidor refere que cerca de 31% dos proprietários demoraram mais de três anos a juntar o valor necessário para a entrada do imóvel.
Apesar desta elevada percentagem, o estudo revela que apenas 43% têm a casa totalmente paga, enquanto 26% ainda continuam a pagar o respetivo financiamento. Embora exista esta realidade, o arrendamento de casa continua a ser uma solução para 25% dos inquiridos.
Cerca de 52% dos inquiridos referem que vivem com o/a companheiro(a), enquanto apenas 15% vivem sozinhos. Já 17% vive com os pais ou outros familiares, e 13% vive com filhos. Em situação de arrendamento de quartos encontram-se 1% dos inquiridos.
Dos inquiridos que não têm casa própria, apenas 9% planeia adquirir uma nos próximos 12 meses e apenas 18% prevê fazê-lo num horizonte de três anos. A preferência por imóvel recai sobre as moradias, com 67% das respostas.
Os principais benefícios destacados por quem opta por ter casa própria são o sentimento de segurança e estabilidade, a liberdade para realizar obras ou personalizar o espaço ao seu gosto, a evitação de aumentos de renda e a valorização do imóvel ao longo do tempo.
Já os maiores entraves à compra de habitação são os preços elevados dos imóveis, a falta de dinheiro para a entrada, as taxas de juro elevadas e a insegurança económica.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com