O euro voltou hoje a subir e aproximou-se dos 1,18 dólares, no mesmo dia em que o BCE anunciou que vai avançar com um teste de resistência para verificar se os bancos estão preparados para responder a ataques informáticos.
Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1790 dólares, quando na terça-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1770 dólares.
O euro também avançou em comparação com a libra e com o iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1755 dólares.
Na sessão de hoje, o euro oscilou entre 1,1748 e 1,1809 dólares.
O BCE vai realizar um novo teste de resistência aos bancos em 2026 para verificar se as entidades financeiras estão preparadas para responder a ataques informáticos.
Patrick Montagner, membro do Conselho de Supervisão do BCE, disse hoje em Frankfurt que o novo exercício contará com o envolvimento de outras instituições, como a Autoridade Bancária Europeia (ABE) e o Conselho Único de Resolução (CUR).
Numa conferência organizada pela agência de ‘rating’ Fitch e pela consultora PwC Strategy&, Montagner referiu que, em 2023 e 2024, o BCE já realizou simulações para testar a sua própria resiliência a ciberataques, bem como a dos bancos centrais nacionais da zona euro, a de outras autoridades nacionais e a dos bancos comerciais.
Entre janeiro e julho do ano passado, o exercício abrangeu 109 instituições de crédito, das quais 28 foram sujeitas a “testes mais exaustivos”, revelou na altura o banco central liderado por Christine Lagarde.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com