[weglot_switcher]

Empresa da Novabase assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O projeto arrancou em janeiro de 2024 com a implementação do Celfocus AMS (Asset Management System) e, apenas três meses depois, foi lançado o primeiro fundo de investimento alternativo com exposição a criptoativos registado na CMVM e domiciliado em Portugal: o 3CC Global Crypto Fund.
bitcoin
André François McKenzie/Unsplash
2 Julho 2025, 22h27

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

A Celfocus, empresa do grupo Novabase, e a 3 Comma Capital (3CC) reforçam a sua colaboração com a consolidação de uma plataforma tecnológica para a gestão de fundos de investimento de criptomoedas da gestora de ativos alternativos e sociedade de capital de risco portuguesa.

O Celfocus AMS suporta as operações dos fundos em múltiplas frentes: desde o registo de subscrições, resgates, compras e vendas de ativos, ao cálculo de comissões, processamento de corporate actions e cálculo do VUP (Valor da Unidade de Participação). A API integrada permite alimentar, em tempo real, o site da 3CC com dados como o valor das UPs, métricas de performance e benchmarks.

A componente de custódia digital está a cargo da Gemini Digital – entidade licenciada para operar na Europa – e do Bison Bank, responsável pela custódia de moeda fiat.

Os criptoativos são armazenados em cold storage com disponibilidade imediata, garantindo segurança e rapidez de acesso, mesmo em operações com ativos em staking.

O projeto arrancou em janeiro de 2024 com a implementação do Celfocus AMS (Asset Management System) e, apenas três meses depois, foi lançado o primeiro fundo de investimento alternativo com exposição a criptoativos registado na CMVM e domiciliado em Portugal: o 3CC Global Crypto Fund.

“Desde então, a parceria tem evoluído de forma significativa e em outubro de 2024, a 3CC lançou um segundo fundo focado em dívida corporativa portuguesa, complementado por ações norte-americanas e ativos alternativos, incluindo Bitcoin, e atualmente encontra-se a preparar o lançamento de mais dois fundos: um de obrigações e outro de capital de risco”, refere a empresa da Novabase.

“No centro deste ecossistema está o produto Celfocus AMS, uma solução digital web em modelo SaaS, que automatiza e simplifica operações críticas como valorização diária de ativos, contabilidade, compliance, gestão de risco e produção de relatórios para reguladores e stakeholders. A 3CC beneficia ainda do serviço de Business Process Outsourcing da Celfocus, que assegura todas as tarefas de back office relacionadas com a operação dos fundos, permitindo à equipa de gestão dedicar-se inteiramente à análise e tomada de decisões de investimento”, lê-se no comunicado.

“Além da gestão de criptoativos tradicionais, o AMS da Celfocus permite ainda a gestão de instrumentos digitais mais sofisticados, como derivados de criptoativos, incluindo contratos de futuros BTCGUSDPERP”, refere a nota.

Para Nuno Serafim, managing partner da 3CC, “o Celfocus AMS responde a todas as necessidades na gestão de ativos líquidos, como é o caso deste novo universo de investimento que são os ativos digitais. A equipa da Celfocus fez um trabalho de adaptação e configuração destes novos instrumentos financeiros, em conjunto com a 3 Comma Capital e coordenação com a CMVM, que permitiu o lançamento do 3CC Global Crypto, em tempo recorde, num trabalho que muito nos orgulha pelo seu carácter verdadeiramente inovador e distintivo”.

“Esta solução trouxe eficiência e precisão às operações da 3CC”,  diz Rui Lourenço Santos, responsável da área de Asset Management Solutions na Celfocus.

“Ao conjugar tecnologia fiável com serviços operacionais especializados, criámos uma base sólida para uma gestão ágil e regulamentarmente robusta.”, acrescenta.

“A nossa solução SaaS, adotada por todos os novos clientes nos últimos três anos, oferece uma experiência simples e rápida. Os clientes acedem através de um link no browser, enquanto a Celfocus se encarrega de toda a manutenção da aplicação, gestão da infraestrutura, disponibilidade do serviço, disaster recovery e conformidade com os requisitos regulamentares”, reforça Rui Lourenço Santos, da Celfocus.

“A parceria entre a Celfocus e a 3CC demonstra o potencial da tecnologia na transformação da gestão de ativos e reforça a posição da Celfocus como referência na digitalização do setor financeiro em Portugal e na Europa”, segundo a empresa da Novabase.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.